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    Heloísa Negrão

    Marca de cosméticos vegetarianos volta ao Brasil

    DE SÃO PAULO

    25/06/2014 15h01

    A marca inglesa Lush voltou ao Brasil sete anos após fechar a sua rede de franquias no país. Segundo a sua co-fundadora Rowena Bird, o momento econômico agora é melhor e a estratégia será outra: ao invés das franquias, eles abriram no começo do mês a maior loja da marca, que também funciona como um spa. O espaço fica na zona oeste de São Paulo.

    A marca é uma boa opção aos vegetarianos, já que é uma grande defensora do fim dos testes de cosméticos em animais. "Usamos plantas, mel e produtos da natureza, nada que possa ser tóxico, por isso testamos os nossos produtos apenas em humanos", diz Bird.

    A pasta de dente (R$26,50) da marca vem em formato de comprimidos e é totalmente vegan, ou seja, não possui nenhum componente animal.

    Divulgação
    Loja Lush recém inaugurada em São Paulo
    Loja Lush recém inaugurada em São Paulo

    Os xampus, sabonetes e espumas de banho – expostos em cestos e dão à loja o seu cheiro peculiar – foram criados em forma de barra para evitar o uso de embalagens. Um saquinho de papel basta para levar o produto para casa. "Temos algumas coisas condicionadas em embalagens de plástico, mas elas são todas recicladas e recicláveis", conta. A própria loja recolhe os potes vazios e dá um brinde aos clientes que levarem cinco deles de uma vez. Se o plástico não puder mais virar outro pote, são criados lenços, também a venda nas lojas.

    A recém criada linha de maquiagem preza pelas cores e não pela função dos produtos. "Você escolhe a cor conforme o seu humor. É o seu inconsciente que escolhe", diz Bird. Na loja, o vendedor oferecerá aos clientes uma bandeja com vários vidrinhos (que se assemelham aos de remédio) e pedir para escolher três cores. Dali pode vir um delineador dourado, uma sombra marrom e um batom vermelho, por exemplo. Cada um deles sai por R$66. As cores escolhidas, segundo Bird, trazem características do temperamento da pessoa ou do seu humor naquele momento. Enquanto falava à coluna, Bird usava um batom rosa e um delineador azul, bastante harmônicos entre si.

    Heloísa Negrão/Folhapress
    Sombras, batons e delineadores da Lush
    Sombras, batons e delineadores da Lush

    As bases podem ser construídas. A loja vende o creme e o pigmento, deixando para a consumidora a tarefa de misturá-los até chegar no tom desejado. "A minha necessidade muda se eu estou indo apenas trabalhar ou se vou a uma festa. E também a nossa cor no verão é uma e no inverno, outra", diz Bird.

    Os xampus em barra saem por R$42 e os sabonetes R$24,60.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

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