• Colunistas

    Wednesday, 15-Jan-2025 07:50:07 -03
    Heloísa Negrão

    Rosto muito branco nas fotos? A culpa pode ser da maquiagem

    02/07/2014 13h23

    Nicole Kidman, Christina Aguilera e, recentemente, Angelina Jolie já foram vítimas do pó translúcido que, por refletir o flash das câmeras, deixou as musas com um visual enfarinhado.

    Esses pós brancos desaparecem na pele e servem para fixar a maquiagem e tirar a oleosidade. E nessa transparência é que mora o perigo: ele não aparece no reflexo do espelho, mas grita na foto. "O segredo é usar muito pouco e esfumar muito bem", diz Jake Falchi, maquiadora da M.A.C. Se o pó for solto, coloque na tampinha e gire um pincel fofo sobre ele. "Tem de sumir no pincel, mas pode acreditar: ele está lá", ensina. E na hora de aplicar a leveza da mão é outro segredo.

    Heloísa Negrão/Folhapress
    Pó translúcido em sua versão "solta"
    Pó translúcido em sua versão "solta"

    Segundo a maquiadora, essas atrizes devem ter se retocado pouco antes de posar para as fotos, com a intenção de tirar o brilho da pele. A esponjinha que vem na embalagem pode ter sido a grande vilã.

    O pó em HD (high definition: alta definição, em inglês) é feito com uma nova tecnologia que contém 100% de sílica. "Sílica reflete a luz", diz Lijha Stewart, diretora artística e de educação da Make Up Forever. Ela diz que o modo "antigo" de aplicação, pesando a mão no pó ao redor dos olhos, do nariz e nas áreas oleosas, não pode ser usado para esse produto. "As novas fórmulas HD são para acabamento e só deve ser usado levemente sobre rosto após a maquiagem estar completa", explica.

    O maquiador inglês Wayne Goss é mais radical e afirma que os pós HD nunca devem ser usados em festas onde haverá fotógrafos. "Nunca use em maquiagens para casamentos", diz em seu canal no YouTube. Ele indica sprays hidratantes (ou água termal) para refrescar a maquiagem na hora da foto.

    The Grosby Group
    Angelina Jolie foi vítima do pó translúcido
    Angelina Jolie foi vítima do pó translúcido

    Algumas bases com protetor solar também podem estragar a foto. "Os produtos com FPS acima de 30 costumam ter dióxido de titânio na formulação e ele reflete a luz", afirma Jake.

    Ela diz que qualquer produto com protetor solar, ou o próprio protetor usado embaixo da maquiagem, pode causar esse reflexo. "Se você está em uma festa, não tem necessidade de usar um protetor acima de 30", diz.

    "Quem tem a pele mais escura deve tomar ainda mais cuidado, pois o flash pode refletir essas partículas ainda mais do que nas bases claras", diz Stewart.

    Alguns primers e CC Creams trazem partículas que evitam o reflexo da luz externa, ao mesmo tempo em que refletem o tom da pele. "Trata-se de uma pigmentação encapsulada, que só colore quando entra em contato com a pele", explica Evandro Madera, gerente de marketing da Océane, que recentemente lançou um CC Cream com FPS 40 e que se adapta a qualquer cor de pele. "Nós não usamos o dióxido de titânio exatamente por ser uma partícula metálica que reflete a luz", afirma.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025