Os cílios gigantes, tipo drag queen, fazem um sucesso absurdo no Carnaval. Se no seu roteiro de folia estiverem blocos de rua, prepare-se para ser parada o tempo todo (mulheres perguntando onde compra e como faz para colar) ou então receber alguns "cafunés" nos seus olhos como parte de um xaveco furado. Crianças também curtem e apontam.
Na galeria abaixo, o maquiador da Klass Vough, Marcio Oliveira, ensina como colocar os cílios e aguentar até o final do dia. A dica principal é investir na cola. A marca mais conhecida e usada, no Brasil e no mundo, é a Duo. Não é nada barata, custa entre R$ 40 e R$ 70.
Para deixar ainda mais resistente, deixe a cola secar um pouco nos cílios postiços (vale dar uma assopradela).
Ao contrários dos cílios pretos comuns, os coloridos devem ser colados alguns milímetros acima dos pelos naturais. "A ideia é deixá-los mais em pé. Como são grandes, corre o risco de ficar reto, meio tombado", diz Oliveira.
E o rímel também pode ser dispensado. Ao contrário dos postiços pretos, a gente não precisa juntar os falsos com os naturais com a máscara."
É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.