• Colunistas

    Wednesday, 15-Jan-2025 06:59:33 -03
    Heloísa Negrão

    Maquiador ensina truques de beleza para quem já passou dos 60

    25/05/2016 13h41

    "O maquiador tem que entender a cliente e as singularidades da pele dela antes de começar a maquiar. Não é mais só por idade. Hoje tem muita mulher de 60 que, por causa dos procedimentos estéticos, tem pele de 30/40". A dica é do maquiador Raphael Oliver, de Palmas (TO), que esteve em São Paulo para falar sobre como maquiar peles maduras no congresso de maquiadores "The Makeup Experience"

    "Conforme o tempo vai passando, surgem as rugas e mesmo o formato do rosto acaba mudando. E esses mudanças têm que parar de serem vistas de forma negativa. Hoje temos produtos e técnicas para deixar a mulher bonita em casa fase", diz.

    Oliver conta que o erro mais comum é tentar transformar alguém de 60 em uma adolescente. Bases pesadas, contornos e muitas camadas de produtos ao invés de rejuvenescer, criam um aspecto mascarado, envelhecido.

    Quais as principais diferenças entre maquiar uma mulher de 30 e uma de 60?

    Com o tempo a pele perde colágeno, hidratação natural e aparecem as linhas de expressão. O maquiador não deve transformá-la em uma menina de 15 anos, mas ressaltar a beleza naquela idade, trazendo luz e luminosidade para essa pele, não usar uma maquiagem muito pesada.

    Outro detalhe muito importante: o maquiador deve reconhecer a personalidade dessa cliente pela roupa que ela está vestindo, a forma como usa o cabelo. Assim ele sabe se a cliente vai querer uma coisa bem emperiquitada como a Dercy Gonçalves ou algo mais comedido.

    Quais as melhores bases para as mulheres que já passaram dos 60?

    Eu indicaria uma base líquida, bem leve e com cobertura de média para baixa. E um corretivo líquido, também bem leve. Antes da aplicar a base, devemos deixar a pele bem hidratada.

    Também gosto muito de usar os produtos minerais em mulheres de pele madura, porque, apesarem de serem em pó, dentro das suas partículas têm hidratação, então eles não são secos. E têm também partículas de luminosidade que criam um disfarce ótico nas linhas de expressão. Na hora de aplicação, com o acabamento, você cria uma cobertura boa, mas sem pesar.

    Os produtos que prometem efeito lifting imediato são bons?

    Eu já usei, mas tem uma dica: aplicá-lo 15 minutos antes da maquiagem e depois tirar o excesso com lencinho umedecido, ele deixa a pele muito seca e isso pode craquelar [esfarelar] a maquiagem.

    Oliver1

    Como deve ser o primer?

    Nós temos os primers em uma base gel e base loção, que são mais fluidos. Estes têm partículas iluminadoras que dão um efeito incrível nas peles que já estão mais secas e precisam de viço.

    A maquiagem pode esconder rugas?

    Não, mas é possível criar um make clean, no qual essas rugas e linhas não vão ser um problema.

    Oliver2

    Qual o maior erro que os maquiadores de salão cometem ao atender clientes com 60/70 anos?

    Tentar rejuvenescer demais, aplicando os mesmo produtos (e técnicas) que eles usam em clientes mais jovens. O erro é não saber interpretar essa cliente. Se eu pegar uma pele madura e usar uma base em bastão, eu vou deixar essa cliente com aspecto artificial, não vai ficar bonito. O legal da maquiagem não é se esconder, se mascarar. É como uma roupa: para cada tamanho de corpo, tem uma roupa específica.

    Na parte dos olhos, é verdade que as mulheres mais velhas não devem usar brilho?

    Eu não gosto de sombras metálicas, mas das acetinadas. Muitas vezes, as 100% opacas são tão secas que craquelam na pálpebra que tem muita linha. A acetinada nem tem brilho demais (que acentua as linhas), nem é seca demais. Essas sombras têm uma textura aveludada. E eu não indico sombra cremosa, porque acumula nas linhas.

    Os lápis de olho devem ser à prova d'água para não escorrer e ficar com cara de maquiagem amanhecida. Os cílios postiços também ajudam a dar uma levantada no olhar e deixam o aspecto mais jovial. Hoje temos produtos que são bem naturais e pequenos.

    E a sobrancelha?

    Isso é bem importante. Hoje as esteticistas fazem micropigmentação, que ajuda muito no dia a dia e na hora de maquiar. Se estiver natural, eu prefiro a sombra ao lápis, porque fica mais natural. O lápis marrom avermelhado deve ser evitado. É muito falso.

    Quais os produtos cremosos são indicados para as peles maduras?

    Eu gosto de iluminadores líquidos/cremosos bem pouquinho. Tem também os blushes cremosos, que não escorrem e dão um aspecto viçoso lindo para a pele.

    E o batom?

    Se é uma mulher com linhas muito acentuadas nos lábios, um batom 100% matte pode acumular nessas linhas. O ideal é usar um batom cremoso, ou um meio-matte (aquele que vem em bastão). O gloss também deve ser evitado, pois ele escorre pelas linhas.

    O lápis de boca é recomendado?

    Ele ajuda a conter o batom, para não escorrer, e também ajuda a aumentar os lábios, mas sempre com bom senso, eu passo no máximo um milímetro da linha de boca.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025