Cabelo com ondas soltas é o visual que as modelos e atrizes mais usam. Por isso, hoje nos salões o baby-liss trabalha quase tanto quanto a chapinha. O cabeleireiro, Diego Queiroz, do MG Hair, ensina algumas dicas para fazer as ondas em casa. A ideia é deixar o aspecto dos fios bagunçadinhos, naturais (apesar do esforço e dos produtos).
As dicas aqui são para quem tem cabelos lisos e ondulados. As cacheadas e crespas que já tem os cachinhos naturais, podem usar o baby-liss mais fininhos, apenas para evidenciar um ou outro cachinho que desmanche.
Vamos às dicas:
1- Seja qual for a textura do seu cabelo, aplique sempre protetor térmico. Isso é algo inegociável quando se submete a fibra capilar à altas temperaturas
2- O segredo para o babyliss durar é aplicar os produtos corretos. Passe uma mousse em todo os fios, logo depois do banho, e seque normalmente. Não precisa fazer escova mega-lisa, basta secar passando a escova ou as mãos no fios. Lembre-se: cabelos muito agredidos por processos químicos pedem de cuidados especiais antes, como hidratação, porque muito calor pode ressecar e quebrar os fios
3- Para conseguir o aspecto das ondas do momento, o messy hair, o importante é deixar o cabelo com aspecto mais natural possível, então, esqueça aqueles cachinhos com as pontas impecavelmente enroladas. O shape atual demanda menos trabalho preservando as pontas do calor.
4- O diâmetro do ferro do babyliss influência no resultado. O mais comum é o médio, mas dependendo do tamanho e da textura do seu cabelo, o diâmetro muda. Se quiser uma ondulação mais aberta, com menos ondas e aspecto bem natural, use um babyliss mais grosso.
5- Vamos pôr a mão na massa? Coloque o babyliss na posição vertical, faça um torcido com a mecha, e evolva o equipamento com o cabelo. É importante deixar a ponta solta, você deve continuar segurando-a com os dedos. O ideal é não usar a pinça do baby-liss, passando a mecha de cabelo com o equipamento fechado. Deixe no cabelo de 5 a 10 segundos, dependendo do tipo de fio.
Baby-liss é opção para as noivas
6- O que diferencia o resultado de salão para o que você faz em casa, é a direção que é feito as ondas. É importante intercalar as mechas. Mude o sentido da torção: uma trás e outra para a frente, assim sucessivamente. Isso dá deixa o feito mais natural, com movimento, pois os fios vão se encaixando.
7- Os modeladores de cachos por sucção cumprem o que promete - enrolam o cabelo - mas não alcançam o efeito messy, além disso, não pode ser usado com nenhum tipo de produto de fixação, nem de proteção térmica, pois o cabelo vai ficar dentro do aparelho.
8- Assim como o secador e a chapinha, o babyliss é uma fonte de calor que resseca os fios se usado com muita frequência. Não use por mais de duas vezes por semana, para não sensibilizar as madeixas.
9- Shampoo a seco e pomada em spray tira oleosidade do couro cabeludo, promovem volume com textura e podem ser usados no momento da finalização.
É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.