• Colunistas

    Thursday, 25-Apr-2024 20:26:27 -03
    Hussein Kalout

    Trump é despreparado, mas é bom não esperar demais de Hillary

    08/08/2016 02h03

    Hillary Clinton e Donald Trump duelarão nos três próximos meses para governar a maior máquina econômica, política e militar do globo.

    Trump concorre como franco-atirador, disposto a qualquer verborragia suicida, e Hillary tem sobre os ombros a responsabilidade de não perder para um adversário visto, inclusive por alguns correligionários, como desqualificado, mas imbuído de significativa aceitação popular.

    Robyn Beck-28.jul.16/AFP
    Democratic presidential nominee Hillary Clinton addresses delegates on the fourth and final night of the Democratic National Convention at Wells Fargo Center on July 28, 2016 in Philadelphia, Pennsylvania. / AFP PHOTO / Robyn BECK
    Hillary Clinton, a candidata democrata à Casa Branca, discursa durante a convenção de seu partido

    As armadilhas desta eleição se ancoram em percepções infladas das características de cada candidato. As premissas parecem consistir em balizas do tipo: uma vitória de Hillary salvaria a pátria (e o mundo), e sua eventual derrota decretaria uma era apocalíptica sob Trump.

    É importante lembrar que "Virtus in medium est" (a virtude está no meio, no equilíbrio). Nos EUA, o Legislativo é poderoso, independente e não serve de apêndice do Poder Executivo. Os freios do Trump serão a Câmara e, sobretudo, o Senado. Do Judiciário então, nem se fala.

    Triunfando, Trump estará sujeito a franquear o seu poder na base do partido e a terceirizar a escolha de indicações-chave, como as secretarias de Estado e de Defesa. Cargos vitais na estrutura de poder dos EUA, as escolhas para ambas as posições teriam de passar, como reza a tradição, pelo consentimento e confirmação do Senado.

    Ademais, se os democratas conquistarem a maioria na Câmara e, particularmente, no Senado, Trump estará praticamente imobilizado e terá mais problemas internos do que externos para desatar. Persistindo a configuração com o predomínio dos republicanos nas duas casas, ele dependerá, como nenhum outro presidente, de sua base partidária.

    Em seu comovente discurso na convenção democrata, que selou a candidatura de Hillary, o presidente Barack Obama exagerou a capacidade da candidata de seu partido de forma quase imperdoável.

    Não há dúvidas de que a Hillary tem o discurso enlatado mais bem modulado pelo establishment washingtoniano. Em matéria de política externa, porém, ela esteve em todas as vezes do lado de guerras e intervenções militares inconsequentes, e isso coloca sob escrutínio a sua suposta "exímia" capacidade de julgamento descrita por Obama.

    Da perspectiva dos interesses brasileiros, nada indica que a vitória da Hillary será mais interessante. Nunca é tarde para lembrar que ela raramente apreciou, enquanto secretária de Estado, o protagonismo do Brasil na geopolítica global.

    Um país do perfil do Brasil -potência regional com parcerias diversificadas, capacidade de articulação nos foros multilaterais, independência decisória, visão legalista da ordem internacional e aspirações de grandeza (ainda que sem uma grande estratégia)- nunca deixou de ser observado com um grau de desconfiança por ela.

    Trump é o mais despreparado presidenciável da história do Partido Republicano. É bom, contudo, não elevar expectativas com Hillary. Se dependesse de suas escolhas, a negociação do acordo nuclear iraniano não teria avançado, e os EUA estariam enterrados na Síria.

    O intervencionismo americano pode voltar à cena —e, definitivamente, ela não exercerá o "terceiro mandato" de Obama.

    Hussein Kalout

    Escreveu até fevereiro de 2017

    É cientista político, especialista em política internacional e Oriente Médio e pesquisador da Universidade Harvard. Foi consultor da ONU.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024