• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:44:09 -03
    Jaime Spitzcovsky

    Demitiram a cachorra

    17/03/2013 03h00

    Vida de astro canino também tem seus percalços. Lizzy, uma cadela de sete anos da raça "Welsh corgi", foi afastada do elenco ainda antes da estreia da peça "The Audience", em cartaz em Londres, depois de entrar em choque com a estrela principal, Helen Mirren, que faz o papel da rainha Elizabeth 2°. A atriz de quatro patas se recusava a atender os comandos de sua companheira de palco.

    A crise no elenco chegou às páginas da mídia britânica. Antes, a peça frequentava o noticiário em razão do estrelato da equipe. Helen Mirren é a premiada atriz do longa "A Rainha", e o diretor Stephen Daldry já assinou filmes como "Billy Elliot" e "As Horas". O enredo da peça escrita por Peter Morgan rememora os encontros da rainha Elizabeth 2° com os premiês do Reino Unido ao longo de 60 anos, no Palácio de Buckingham.

    Ilustração Tiago Elcerdo

    Famosos hábitos elisabetanos incluem os cães de estimação. A rainha faz questão de, em alguns retratos, aparecer com seus "corgis".

    Tem dois, além de mais dois "dorgis", resultado do cruzamento com "Dachshund". A árvore genealógica da realeza canina remonta a Susan (1944-1959), que Elizabeth 2° ganhou ao completar 18 anos e que foi homenageada com um memorial desenhado pela própria rainha.

    Lizzy deveria, no palco, representar a onipresença dos "corgis" na vida monárquica. Durante 16 ensaios, a experiente atriz canina se re cusou a cumprir seu papel e a responder aos comandos de Helen Mirren. Nas três primeiras tentativas, no entanto, ela havia seguido à risca o roteiro.

    Um adestrador levantou a hipótese de Lizzy estar enciumada em relação ao companheiro de palco, Rocky, um "corgi" macho. Coisas de estrelas. Fato é que cães, mesmo adestrados, demonstram suas vontades e aptidões.

    Em suma: cão adestrado não é uma máquina com botão de ligar e desligar. Lizzy que o diga.

    jaime spitzcovsky

    Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e em Pequim. Na coluna, fala sobre relações internacionais, com atenção especial ao Oriente Médio. Escreve às segundas, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024