• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 12:50:07 -03
    Jaime Spitzcovsky

    Quilos e coleiras

    31/08/2014 02h00

    Cerca de metade dos 8 milhões de cães do Reino Unido apresentam peso acima do ideal, e o veterinário britânico Mark Evans resolveu levar o fardo para uma série de TV. Com câmeras escondidas, acompanhou o cotidiano de dois mascotes com necessidade de emagrecimento.

    O diagnóstico de Evans para explicar a epidemia: sedentarismo. Se o mal já acomete os humanos, o que dizer de seus animais de estimação.

    O veterinário também elege um culpado principal para a onda de engorda entre cachorros britânicos e dispara contra limitações impostas a cães sem guias em locais públicos, como praias e parques.

    Para Evans, ao apertar o cerco contra a liberdade para as quatro patas, retira-se do dia a dia canino a possibilidade de correr, pois passeios com coleiras raramente fogem de um suave caminhar.

    Ilustração Tiago Elcerdo
    Quilos e coleiras
    Quilos e coleiras

    Em terras nossas, continuo convencido de que somos mal servidos de locais onde os mascotes podem desenvolver dotes atléticos e correr até a língua ficar na posição de "gravata ajeitada na lateral da boca".

    Moro perto de um parque com "cachorródromo". Sinto-me privilegiado ao trocar as calçadas próximas ao prédio por uma área gramada e cercada, na qual os cães interagem e exaurem as energias. Mas tenho a firme sensação de que São Paulo é paupérrima na hora de oferecer a sua população canina a chance de se livrar das amarras que impeçam um belo sprint.

    Aprendi que, além do exercício, desponta como fundamental o controle na hora de oferecer comida e petiscos. Meu samoieda Hopper, por exemplo, tem durante a semana três passeios diários, além de, aos sábados e domingos, se esbaldar pelo sítio.

    Mas o siberiano insiste em ficar acima do peso. Entrou em uma dieta draconiana. Ração especial para emagrecimento, em quantidades rigidamente controladas. E sugeri a ele se despedir, ao menos por enquanto, dos petiscos.

    jaime spitzcovsky

    Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e em Pequim. Na coluna, fala sobre relações internacionais, com atenção especial ao Oriente Médio. Escreve às segundas, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024