• Colunistas

    Sunday, 08-Sep-2024 01:15:03 -03
    José Henrique Mariante

    Cultura política

    19/05/2016 02h00

    SÃO PAULO - Estava claro que Michel Temer teria de equilibrar vários pratos neste início de interinidade e que uns seriam mais pesados que outros. Nenhuma novidade para quem já foi três vezes presidente da Câmara e lidera um partido como o PMDB. O que não estava no roteiro era a gritaria dos que ficaram no limbo por soarem dispensáveis ao jogo político.

    Para além de idas e vindas, o governo Temer se depara nesta semana com um motim do universo cultural brasileiro. Artistas, produtores, aproveitadores de boquinhas e gente que está lá para ideologizar a questão, como todas serão a partir de agora, ocupam sedes da Funarte e protestam por diversos meios.

    Mulheres, antes obliteradas, recusaram sistematicamente a secretaria criada para cumprir as funções da pasta. Marieta Severo discutiu se era válido negociar com um governo "ilegítimo"; Zé Celso bateu boca com os "ladrões evangélicos" e por aí vai... até Cannes, onde Kleber Mendonça Filho apresentou seu "Aquarius" e o "coup d'etat".

    O corte de ministérios foi um jeito de Temer mostrar ao país que o governo está sob nova direção. A questão é em qual direção. Foi enfático, urgente ao submeter a Previdência à Fazenda de Henrique Meirelles. Optou pela "governabilidade", essa palavra de amplo significado na política nacional, ao manter pastas de histórica condução fisiológica, como Turismo e Esporte.

    Não sei quem teve a ideia de extinguir o MinC nem discuto aqui sua eficiência, mas foi uma tolice sem tamanho subestimar a reação de um setor por natureza corporativista, politizado e com várias entradas na sociedade. Ou não, foi caso pensado, passar o recado de que o novo governo não permitirá o entulho petista nem coletivos nem nada.

    Em qualquer dos casos, durma-se com um barulho desses: fim de semana tem Virada Cultural em São Paulo e um brasileiro de esquerda entre os favoritos à Palma de Ouro.

    josé henrique mariante

    Engenheiro e jornalista, é secretário-assistente de Redação da Folha, onde trabalha desde 1992

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024