• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 14:50:25 -03
    José Simão

    Brasília! Capital do Sarney!

    22/04/2014 03h02

    Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República!

    Ontem o Brasil bombou: Aniversário de Brasília e Tiradentes! E sabe o nome do autor do hino de Brasília? Capitão Furtado! Rarará! Predestinado!

    Brasília tem 54 anos e o Sarney 3054! E o PMDB fugiu com o bolo! Brasília é capital do Desvio Federal. E como dizem os brasilienses: "Sou brasiliense, mas sou inocente".

    E o Niemeyer foi um visionário. Desenhou o Congresso com dois penicões. Um pra cima e outro pra baixo!

    E eu acho Brasília um escândalo, um escândalo de beleza. Ficção científica! E é a cidade que mais aparece na televisão! Brasília é a capital do "Jornal Nacional"! Rarará! "Você conhece Brasília?" "Conheço! Da televisão!"

    E ontem foi Tiradentes. Tiradentes foi enforcado, esquartejado e salgado porque não quis pagar impostos. Hoje ele seria passado numa máquina de moer carne. Virava almôndega!

    Se Tiradentes estivesse vivo ele seria dentista do SUS! E aí um repórter perguntou para um menino na escola: "Você sabe quem é Tiradentes". "Sei, é um feriado." Isso. Tiradentes é um feriado! Rarará!

    E eu tenho um amigo que não é Tiradentes, mas tá enforcado nas Casas Bahia! Rarará!

    E ir pra Minas nesse feriado não é turismo, é insurreição! E agora que acabou a Páscoa, o que os coelhos vão ficar fazendo? Coçando os ovos! Rarará!

    E sabe o que um amigo deu de Páscoa pra namorada? Uma lata de Nescau, uma lata de leite condensado, um abridor e o bilhete: "Se Vira, Feliz Páscoa!". Isso que é amor! Rarará!

    E sabe o que um coelhinho de chocolate falou pro outro? "Comeram minha bunda." Rarará!

    E eu recebi uma foto com três coelhinhos com metralhadora. E apelidei de Coelhinhos da UPP! Rarará!

    É mole? É mole, mas sobe!

    O Brasil é Lúdico! Olha este cartaz colado num poste: "Cansado de ser feio? Continue feio, mas com estilo. Faça uma tatuagem. Empresa tal". Então eu vou continuar feio, porque eu tenho medo de agulha. Rarará!

    E esta placa numa casa: "Favor não esmurrar a porta. Obrigado". Rarará!

    Nóis sofre, mas nóis goza.

    Hoje, só amanhã!

    Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

    josé simão

    Começou a cursar direito na USP em 1969, mas logo desistiu. Foi para Londres, onde fez alguns bicos para a BBC. Considera sua coluna um telejornal humorístico. Escreve de terça a domingo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024