• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 18:23:52 -03
    Juca Kfouri

    Começa o 2º turno!

    23/08/2015 02h00

    DOS JOGOS de hoje só mesmo o entre Coritiba e Chapecoense não interessa a não ser para os dois.

    Porque os demais envolvem briga pelo título e por vaga na Libertadores, esta taça maldita e tão ambicionada por todos porque acostumados à miséria do continente.

    Ponte Preta e Grêmio, em Campinas, põe frente à frente a aparentemente recuperada equipe paulista contra a gaúcha em franca ascensão e até favorita apesar de fora de casa.

    Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, clássico que decidiu o Brasileirão de 1998, é o encontro de dois derrotados no meio de semana pela Copa do Brasil e com o líder do campeonato traumatizado pela perda de Luciano, o atacante que apareceu como a solução para quem tem enorme dificuldade em fazer gols.

    Vagner Love, que somado a Cristian custa mais do que Guerrero custava, terá ou não mais uma chance para mostrar que não deixou seu futebol na China?

    Na mesma hora, às 16h, o problemático São Paulo que não ata, mas desata, enfrenta o ainda mais problemático Flamengo, que desata, mas não ata. Oswaldo de Oliveira chegou para atar?

    Ao Tricolor parece não restar outro caminho a não ser o de insistir com Juan Carlos Osorio e esperar um 2016 depurado da insegurança e apatia que insistem em atacar seu elenco regularmente irregular.

    No jogo de Porto Alegre, quem interessa mais é o Furacão, porque o minuano congela o Inter, também de técnico novo, Argel Fucks, que está aparentemente fora do páreo, ao contrário do time paranaense.

    O Fluminense, o quarto colocado, joga em Joinville com obrigação de vencer o JEC, em penúltimo lugar. O tricolor carioca dava impressão mais favorável sem Ronaldinho Gaúcho.

    Finalmente, o Galo em queda recebe o Palmeiras que sobe, desce, desce e sobe. Gabriel faz falta, muita, e Arouca também está fora.

    Dizer que o Galo foi o time mais prejudicado pelas arbitragens no 1º turno é um exagero, porque o Flamengo detém a indesejável marca.

    Mas é fato que nas últimas duas rodadas, contra Grêmio e Chapecoense, o time mineiro penou com os erros do apito e o custo foi alto, nada menos que a perda da liderança.

    O Corinthians termina a rodada líder mesmo se perder do Cruzeiro graças aos surpreendentes quatro pontos que livrou sobre Galo e Grêmio.

    Tanto o Palmeiras quanto o São Paulo poderão voltar ao G-4, caso o Fluminense não vença.

    Tudo indica que o returno será assim em suas 19 rodadas e que oito times com 30 pontos em diante, do Furacão em 8º ao Corinthians em 1º, têm direito a sonhar grande.

    SEM SIGILO

    A decisão da CPI do Futebol de abrir os sigilos de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e de Wagner Abrahão, o empresário do Grupo Águia que tem cadeira cativa na entidade seja quem for que a presida, é um começo promissor das investigações comandadas pelo senador Romário Faria (PSB-RJ)

    "Estou com sangue nos olhos", disse ele à coluna na última terça.

    juca kfouri

    Tem mais de 40 anos de profissão. É formado em ciências sociais pela USP. Escreve às segundas, quintas e domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024