• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 08:38:21 -03
    Julio Abramczyk

    A tecnologia que ajuda a cirurgia

    DE SÃO PAULO

    16/03/2013 03h28

    Em congressos médicos, demonstrações da sala de operações transmitidas para um auditório não são novidade.

    A originalidade do Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular - 2013 (www.cice.com.br), presidido por Armando Lobato, em São Paulo, são as mais de 40 cirurgias que serão transmitidas ao vivo, via satélite.

    As demonstrações realizadas em Leipzig, Alemanha, em São Paulo, como as dos hospitais Santa Catarina e Beneficência Portuguesa, e em Florianópolis e Maringá serão transmitidas para o auditório do Centro de Convenções do Sheraton WTC Hotel, de 24 a 27 de abril.

    Especialistas brasileiros em doenças vasculares e 74 convidados do exterior vão abordar os avanços das novas tecnologias no tratamento de aneurismas da aorta por colocação de endopróteses e o tratamento de varizes por radiofrequência.

    Nos últimos dez anos, a radiofrequência vem revolucionando o tratamento das veias varicosas. Segundo especialistas, dão menos complicações do que as tradicionais cirurgias das varizes.

    No reparo endovascular para os aneurismas da aorta, esse procedimento minimamente invasivo tem por função substituir a incisão cirúrgica do abdome.

    Um cateter que transporta um enxerto sintético é introduzido através de uma artéria da virilha para alcançar a área do aneurisma na aorta, onde é colocado. A finalidade é evitar a ruptura fatal da artéria.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024