• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 07:06:05 -03
    Julio Abramczyk

    Atividade física na gestação

    24/01/2015 02h01

    Os cuidados oferecidos atualmente às gestantes nos nove meses da gravidez mudaram.

    Da antiga insistência ao repouso para evitar esforços, a orientação atual é usar o benefício da atividade física nessa importante fase na vida de uma mulher. E para o desconforto da dor na região lombar, a indicação de fisioterapia não está afastada, respeitadas eventuais contraindicações.

    Para as mulheres que anteriormente abraçavam a inadequada vida sedentária, a caminhada pode ser o início de atividade com intensidade leve a moderada.

    Para as fisicamente ativas, a orientação é a manutenção dessas atividades, porém compatíveis com o período gestacional.

    Nos dois casos, é preciso ter o controle médico das consultas no pré-natal, explicam Fernanda Garanhani Surita, Simony Lira do Nascimento e João Luiz Pinto e Silva, da Unicamp, no último número da "Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia".

    Acrescentam os autores que as mulheres obesas, ao praticar exercícios físicos acrescidos de orientação nutricional, ganham menos peso durante a gravidez e as gestantes diabéticas conseguem melhor controle da taxa de açúcar no sangue.

    Lembram ainda os autores do artigo para a presença de contraindicações para os exercícios físicos e demais esforços, como problemas cardíacos, gestação múltipla, hipertensão não controlada e pré-eclampsia.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024