• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 19:21:29 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    A gota de sangue e seus muitos vírus

    13/06/2015 02h00

    A partir de uma gota de sangue, uma nova tecnologia, a VirScan (escaneando vírus), poderá identificar vírus aos quais as pessoas foram expostas ao longo da vida, segundo pesquisa publicada na revista "Science".

    Os autores identificaram, em 569 pessoas de vários países e diferentes continentes, em média dez vírus aos quais elas estiveram expostas. No total, identificaram 84 espécies de vírus.

    O vírus é um parasita submicroscópico formado por ácido nucleico envolto em camada de proteína. O viroma humano, componente viral do microbioma, ainda não é bem conhecido, e a nova tecnologia poderá contribuir para o seu melhor entendimento.

    Estudos preliminares com o VirScan revelaram intrigantes propriedades gerais do sistema imunológico humano no efeito hospedeiro-vírus, segundo G. J. Xu e os 16 co-autores da Universidade Harvard, do MIT, do Instituto Médico Howard Hughes e do Brigham and Woman's Hospital, em Boston, EUA.

    PRÊMIOS

    A Fundação Conrado Wessel realiza na segunda (15), na sala São Paulo, às 17h, a cerimônia de entrega da 13ª edição do Prêmio FCW de arte, ciência e cultura.

    Os laureados são a atriz Fernanda Montenegro (cultura), o físico José Goldenberg (ciência), o médico Protásio Lemos da Luz (medicina) e os fotógrafos Gabriel Pinoti Affonso, André de Libero Hauck Ferreira e João Teixeira Castilho (arte).

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024