• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 14:33:38 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    Uma obstrução seletiva

    01/08/2015 02h00

    A embolização vem sendo sugerida nos últimos anos para o tratamento da hipertrofia prostática benigna, frequente nos idosos com dificuldade de micção, desde que afastada a chance de câncer na glândula.

    O tratamento tem sido o medicamentoso ou o cirúrgico. A embolização é a obstrução seletiva da artéria de um órgão; a angioplastia, praticamente a mesma técnica, tem, ao contrário, a função de desobstruir artérias –principalmente as do coração.

    Em 2005, L. V. Hui-gin publicou no "Chinese Journal of Urology" estudo preliminar sobre a embolização da próstata, seguido por outros estudos mostrando esse novo caminho.

    No ano passado, a revista "Cardiovascular and Interventional Radiology" publicou artigo de revisão de S. M. Schreuder e colaboradores da Universidade de Amsterdã, Holanda, sobre a embolização prostática benigna. É relatada diminuição do volume da próstata, melhora do fluxo urinário e ausência de deterioração da função eréctil. A revisão conclui que o procedimento é seguro.

    O médico Nestor Kisilevzky, do setor de embolização do Hospital Santa Catarina, de São Paulo, também na "Cardiovascular and Interventional Radiology" compara embolização da artéria prostática com a da artéria uterina, utilizada no tratamento de miomas. Na "Revista Argentina de Urologia", Kisilevzky e colaboradores apresentam resultados da embolização prostática e sugerem ser uma eficiente e segura alternativa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024