• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 11:21:34 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    Suplemento alimentar: riscos e benefícios

    05/09/2015 02h00

    Com uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, não há necessidade de suplementação de qualquer nutriente, segundo especialistas da área da saúde.

    Por isso, o consumo de suplemento alimentar pode conter riscos (muitos) em relação aos seus benefícios (poucos).

    Lucile T. Abe-Matsumoto, do Centro de Alimentos do Instituto Adolfo Lutz e Geni Rodrigues Sampaio e Deborah H. M. Bastos, da Faculdade de Saúde Pública da USP, analisam nos "Cadernos de Saúde Pública" a regulamentação, consumo e implicações à saúde dos suplementos vitamínicos e minerais.

    Por muitos anos, o suplemento de cálcio foi usado para prevenção e tratamento da osteoporose. Mas estudos atuais mostram que ele pode aumentar riscos cardíacos, formação de cálculos renais e distúrbios gastrointestinais.

    Pessoas que ingerem o recomendado de cálcio e vitamina D e se expõem ao sol não necessitam de suplementos para manter a saúde.

    Para Abe-Matsumoto, Sampaio e Bastos, a facilidade de comercialização, aliada a forte apelo publicitário, têm estimulado a população ao consumo indiscriminado desses produtos. Em 2013, essa indústria apresentou um faturamento de R$ 1 bilhão.

    A publicidade abusiva desses suplementos recebe advertências do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) –com suspensão ou correção das peças–, mas ressurgem com outros nomes, até que aconteçam novas queixas e sanções.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024