• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 03:59:56 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    HIV e tuberculose

    19/03/2016 01h47

    A elevação das taxas de coinfecção do HIV (vírus da imunodeficiência humana) com o bacilo da tuberculose tem sido observada em várias partes do mundo, no Brasil inclusive.

    Nos portadores do HIV a infecção pelo bacilo transforma-se rapidamente em tuberculose ativa. O estudo "In vivo molecular dissection of the effects of HIV-1 in active tuberculosis", publicado no dia 17 na revista "PLOS Pathogens", por Lucy C. K. Bell e colaboradores do University College London, explica como o HIV aumenta o risco da tuberculose ativa.

    Os autores sugerem que não é a debilidade do sistema imunológico provocada pelo HIV que leva à perda do controle do bacilo da tuberculose pelo organismo humano.

    O que acontece, segundo os autores, é que a infecção pelo HIV progride e, como o fragilizado sistema imune está principalmente focalizado em respostas antivirais, o organismo fica indefeso contra o "Mycobacterium tuberculosis".

    Do início da epidemia de Aids no Brasil até junho de 2015 foram registrados no país 798.366 casos de Aids, segundo o Boletim Epidemiológico HIV-Aids.

    Refere o boletim que em 2013 o Brasil diagnosticou 71.123 casos novos de tuberculose, dos quais 85,7% tinham a forma clínica pulmonar e, destes, 65,2% eram bacilíferos. Esses casos são os principais responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão da doença, quando ela não é tratada até a cura.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024