• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 16:38:45 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    Suplementos dietéticos e seus problemas

    09/04/2016 02h00

    A seção Novidades & Perspectivasda revista "Annals of Emergency Medicine" deste mês aborda os perigos de remédios oferecidos como suplementos alimentares para emagrecer e vitaminas.

    O artigo "Os perigos em pílulas", de Eric Berger, lista estudos sobre os suplementos, responsáveis por 23 mil consultas médicas anuais de emergência nos EUA.

    Entre outros, Berger cita o médico Pìeter Cohen, de Harvard, que na década de 2000, em uma clínica em Cambridge, perto de Boston, prestou atendimento de urgência a pacientes com insuficiência renal e outras doenças.

    Cohen encontrou conexão entre as pílulas para dietas, importadas do Brasil e complicações dos doentes. Testes revelaram presença desde anfetaminas até antidepressivos.

    Esses medicamentos, vendidos como suplementos alimentares naquela época, foram identificados e sua fabricação proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    No artigo é citada pesquisa de Andrew Geller, publicada em 2015 no "New England Journal of Medicine" sobre efeitos adversos com suplementos alimentares. Dos 23 mil casos de emergência, 28% eram adultos entre 20 e 34 anos de idade com palpitação, dor torácica e elevada frequência cardíaca e 56% dos problemas estavam relacionados a regimes para perda de peso.

    Em adultos acima dos 65 anos, grande parte das emergências foram sufocação por disfagia causada pelas pílulas.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024