• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 02:21:24 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    Um perigo nos dias frios

    18/06/2016 02h26

    Nos dias mais frios do ano, uma parcela da população é afetada por desconforto nas mãos e pés, principalmente.

    Conhecido há mais de 150 anos, o chamado fenômeno de Raynaud é consequência da redução e dificuldade do fluxo sanguíneo nas extremidades do nosso corpo, desencadeadas pela baixa temperatura do ambiente.

    Ele se traduz por aparecimento da pele pálida nas mãos, que às vezes podem ficar azuladas (cianóticas), provocando entorpecimento e formigamento nos dedos.

    Nos últimos anos, a doença é estudada a partir de dois polos: a doença primária, de ocorrência espontânea, e o fenômeno de Raynaud secundário, quando associado a outras doenças, entre elas as autoimunes.

    Artigo de revisão da médica Cristiana Kayser e colaboradores da Unifesp na "Revista Brasileira de Reumatologia" aborda a doença. Ela é mais comum em mulheres, pessoas jovens e entre membros da mesma família.

    Segundo os autores, a frequência e gravidade dos episódios são influenciados por variações diárias de temperatura com exacerbação durante o inverno.

    Para o fenômeno de Raynaud primário, os pacientes devem evitar exposição ao frio e usar roupas quentes, luvas e toucas. O uso de remédios vasoconstritores também deve ser evitado.

    Para os casos mais graves, o tratamento medicamentoso usa drogas vasodilatadoras, também usadas em doenças cardiocirculatórias.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024