• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 18:53:19 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    Diabéticos têm maior risco de fraturas

    22/10/2016 02h00

    Joel Bombardier/Flickr
    As estimativas são de 400 milhões de diabéticos em 2030
    As estimativas são de 400 milhões de diabéticos em 2030

    Os diabéticos recebem menor atenção e tratamento para osteoporose do que as pessoas sem diabetes, segundo pesquisa feita na Dinamarca.

    Essa é a conclusão do trabalho "Epidemiologia de fraturas no diabetes", relatada na revista "Calcified Tissue International" por Jakob Starup-Linde e colaboradores da Universidade Aarhus. A pesquisa destaca que a maioria dos pacientes diabéticos nunca é avaliado para osteoporose.

    A progressiva presença de diabéticos em todos os países –a denominada epidemia de diabetes– vai continuar concomitantemente com o número de obesos, como referem estudos sobre a presença global da doença realizados pela Federação Internacional de Diabetes.

    Ao fator obesidade são acrescentados o aumento de idosos na população mundial e a inatividade física que levam à estimativa de 400 milhões de diabéticos para o ano 2030.

    Os autores afirmam que idosos com diabetes tipo 1 têm risco sete vezes maior de fraturas do quadril –entre quem tem o tipo 2, o risco é cerca de 1,3 maior. Entre os fatores de risco para o elevado contingente de idosos diabéticos com fraturas constam idade, gênero, fraturas anteriores, uso de glicocorticoides e álcool. As doenças autoimunes também podem ter papel nas quedas.

    Os autores recomendam vigilância extra através de exames radiológicos da coluna, quando indicados, para identificar fraturas de vértebras e predizer novas lesões.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024