• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 18:35:03 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    Brasil tem 30 mil novos diagnósticos de hanseníase por ano

    28/01/2017 02h00

    Sérgio Lima/Folhapress
    Elitones Ribeiro de Souza, 65, foi paciente e depois trabalhou como guarda em colônia de hanseníase
    Elitones Ribeiro de Souza, 65, foi paciente e depois trabalhou como guarda em colônia de hanseníase

    Amanhã, como em todo último domingo de janeiro desde 2009, será celebrado no Brasil o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase. A data enfatiza o compromisso dos médicos dermatologistas em controlar a doença, promover o diagnóstico precoce e tratamento corretos, divulgar informações e em desfazer o preconceito sobre a enfermidade, segundo comunicado da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

    O Brasil tem 30 mil pacientes novos diagnosticados por ano e ocupa o segundo lugar no mundo em número de doentes, dos quais cerca de 6% são crianças e adolescentes, refere a SBD.

    A hanseníase é uma doença provocada pelo bacilo de Hansen, identificado por Gerhard Hansen em 1873. O atual tratamento, realizado nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), é eficiente e evita a disseminação da infecção.

    Segundo o médico Egon Daxbacher, coordenador do departamento de hanseníase da SBD, a transmissão da doença se dá por contato próximo e contínuo com doente não tratado.

    Por isso é importante aos familiares e pessoas próximas a um doente procurarem uma UBS quando for diagnosticado um paciente com hanseníase na família. O diagnóstico é feito por um dermatologista.

    A evolução da doença está relacionada às defesas do sistema imunológico. A bactéria pode ficar adormecida no organismo por longo período, de dois a sete anos, explica Daxbacher. Inicialmente a pele pode apresentar manchas pelo corpo, insensíveis ao calor, frio ou toque ou exibir placas ou caroços pelo corpo, entre outros sinais.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024