• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 21:41:04 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    É preciso estar atento aos senões da vacina contra a febre amarela

    01/04/2017 02h00

    Não há, até o momento, indicação da presença de casos de febre amarela urbana. Não foi também detectada a transmissão do vírus causador da doença pelo mosquito Aedes aegypti.

    Alexandre Rezende - 17.jan.17/Folhapress
    Mulher é vacinada contra febre amarela em posto de saúde de Piedade de Caratinga (MG)
    Mulher é vacinada contra febre amarela em posto de saúde de Piedade de Caratinga (MG)

    Os casos registrados de febre amarela silvestre (originários na mata ou na floresta) estão relacionados a áreas próximas a desmatamentos ou a pessoas residentes em área urbana que visitaram regiões consideradas de risco para a doença.

    Em sua tese de mestrado na Faculdade de Saúde Pública da USP, Cláudia Malinvernil analisa um surto de febre amarela noticiado pela imprensa em 2008. No artigo, ela mostra semelhanças com o surto atual: dá-se mais atenção para o número de casos e para a necessidade de vacinação, omitindo-se os riscos do uso indiscriminado da vacina.

    Segundo Pedro Luiz Tauil, da Universidade de Brasília, efeitos adversos da vacina são observados quando milhares de pessoas procuram a vacina e as contraindicações não são respeitadas.

    Cabe ao médico responsável pelo posto de vacinação avaliar o potencial risco da aplicação da vacina em pessoas mais suscetíveis a sofrer reações e só se o risco de transmissão urbana for elevado.

    Não devem receber a vacina contra a febre amarela, que é fabricada com vírus vivos atenuados, os alérgicos a ovos, crianças abaixo dos seis meses, idosos, portadores de HIV, doentes com baixa imunidade ou com afecção reumática em tratamento com drogas imunossupressoras.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024