• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 02:14:54 -03
    Julio Abramczyk - Júlio Abramczyk

    O abuso e a violência contra idosos

    17/06/2017 02h00

    x1klima/Flickr
    Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra Idosos
    Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra Idosos

    Além de ser a data de celebração do Corpus Christi neste ano, 15 de junho é também o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra Idosos, instituído pela ONU e divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

    Para a OMS, a data marca a manifestação anual, em todo o mundo, contra o abuso e violência contra pessoas de gerações antigas.

    Estudos sugerem que um em cada seis idosos adultos sofre abusos, em um total de 141 milhões de pessoas em todo o mundo, referem Yonjie Yon e colaboradores na revista "Lancet Global Health".

    Com esse índice de pessoas atingidas, os autores destacam que o abuso em idosos é uma prioridade da saúde pública negligenciada globalmente. Os dados também revelam que não há diferenças quanto ao sexo dos idosos, mas há considerável variação regional do problema nos 28 países analisados.

    As principais formas de violência contra os idosos são os abusos físicos, psicológicos, financeiros e negligência em relação às necessidades básicas, como comida, roupas e assistência médica.

    No Brasil, estudos na revista "Acta Paulista de Enfermagem", da Unifesp, mostram o problema. Na Bahia, há o temor de retaliação em casa e o medo de internação, entre outros abusos, segundo Luana Araújo Reis e colaboradores. Em São Paulo, idosos conhecem mais seus direitos, mas afirmam que eles nem sempre são respeitados, assinalam Maristela Martins e Maria Cristina Massarollo.

    julio abramczyk

    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.
    Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024