• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 01:23:45 -03
    Kenneth Maxwell

    Rei Momo

    22/01/2015 02h00

    Na mitologia grega, o Rei Momo personificava o sarcasmo e a ironia. Momo do Rio de Janeiro durante dez anos, Alex de Oliveira chegou a pesar 227,2 kg. Mas em 2008 ele havia emagrecido para 73 kg, como resultado de uma cirurgia de redução de estômago, motivado por campanha do prefeito César Maia contra a obesidade.

    Eric Pickles é um político do Partido Conservador britânico. Esta semana, por conta de preocupações quanto à possibilidade de ações homicidas jihadistas no país, ele escreveu uma carta a mais de mil líderes religiosos muçulmanos britânicos.

    Pickles disse aos imãs "vocês têm uma importante responsabilidade de explicar e demonstrar de que forma a fé no islã pode ser parte da identidade britânica". Os líderes religiosos foram convidados a encorajar os muçulmanos britânicos a serem "orgulhosos de sua fé e orgulhosos de seu país", e a carta sugeria três medidas que eles deveriam tomar: 1. Comunicar a Pickles por e-mail o trabalho que "vocês estão fazendo para promover uma imagem positiva do islamismo britânico". 2. Visitar um site se precisassem de assistência legal "para lidar com extremistas". 3. Reportar casos de "ódio anti-islâmico" à polícia.

    O Conselho Muçulmano Britânico, que engloba mais de mil grupos muçulmanos, não recebeu a carta de Pickles. Harun Khan, falando em nome do conselho, respondeu: "Pickles está sugerindo seriamente, como fazem os membros da extrema direita, que os muçulmanos e o islamismo são inerentemente separados da sociedade britânica?" O primeiro-ministro David Cameron então interferiu, dizendo que a carta de Pickles era "razoável, sensata a moderada", e que "qualquer pessoa que discorde dela realmente tem problemas".

    Pickles é entusiasta há muito tempo da promoção da identidade nacional e local; atacou os "ateus militantes"; e declarou que "a Grã-Bretanha é um país cristão".

    Em resposta, Steve Bell, cartunista do "Guardian", sugeriu "três maneiras pelas quais vocês podem nos ajudar: 1. Informem-nos por e-mail do trabalho que estejam fazendo para promover uma imagem positiva para os gorduchos. 2. Reportem on-line piadas antigordos à polícia. 3. Percam peso. Vocês, como líderes dos gorduchos, têm uma importante responsabilidade de explicar e demonstrar como os gorduchos podem ser parte da identidade britânica".

    A posição de lorde Jonathan Sacks, antigo líder judeu britânico, era mais nuançada. Ele disse que conseguia entender por que os muçulmanos perguntavam sobre os motivos do governo para colocar a culpa na comunidade quando o islamismo radical é um fenômeno mundial, transmitido pela Internet. E acrescentou: "Vocês estão nos perguntando sobre uma coisa que na realidade não está sob nosso controle".


    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    kenneth maxwell

    Escreveu até julho de 2015

    É historiador britânico graduado em Cambridge (Reino Unido) com doutorado em Princeton (EUA). É referência na historiografia sobre o período colonial brasileiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024