Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch

Caros brasileiros e brasileiras,

O Partido dos Trabalhadores vem a público, por meio desta nota oficial e verdadeiramente sincera, fazer os seguintes esclarecimentos:

1. Após afirmarmos por mais de dois anos, para diversos veículos da imprensa, que não pertencia ao presidente Lula o sítio de Atibaia em que ele passava o Natal, as férias, os fins de semana, onde guardava vinhos com seu nome, os pedalinhos com o nome dos netos e remédios de manipulação etiquetados para Marisa Letícia, admitimos, para surpresa de todos, que o imóvel de fato pertence a Lula.

2. Reconhecemos ainda que o tríplex de Lula em Guarujá também é do ex-presidente.

3. O PT está, na verdade, um pouco arrependido de ter teimado em negar a propriedade desses imóveis. Teria sido melhor reconhecer a posse e dizer que ele ganhou presentes de empreiteiras que não esperavam retribuição.

4. As empreiteiras esperavam retribuição. E foram muito bem retribuídas.

5. Diante do elevado número de favores que requisitamos à OAS e demais empreiteiras em troca de contratos com estatais, não temos certeza de que a OAS bancou a reforma do tríplex e do sítio para ter benefícios especificamente em negócios da Petrobras, como diz o juiz Moro afirma. Eram muitos favores, muitos mimos, uma festa: é difícil lembrar qual propina pagava cada contrato.

6. É evidente que Lula não quer se candidatar a presidente. Só estamos insistindo nisso para manter a narrativa de que a Lava Jato enfraquece a democracia.

7. O partido reconhece a necessidade da reforma da Previdência. Mas sabe que, se Temer conseguir aprová-la, a crise econômica terminará. Não está exatamente nos nossos planos deixar que o otimismo voltar ao país bem na época de eleição. Portanto somos contra a reforma da Previdência.

8. Mas, se o PT ganhar as próximas eleições para presidente, contem conosco para reformar a Previdência em 2019.

9. Não, Dilma Rousseff não foi uma boa ideia.

10. Na verdade, temos uma vergonha enorme de Dilma. Será que o Lula não poderia ter escolhido alguém que pelo menos soubesse montar uma frase com sujeito, verbo e predicado? Até ficamos aliviados com o impeachment. Nada mais de saudação à mandioca, mosquita da dengue ou estoque de vento, graças a Deus.

11. Aquele desembargador Leandro Paulsen –que coisinha fofa! O Moro também é top– pena ser de direita e treinado pela CIA.

12. Ok, só a Marilena Chauí acredita que o Moro foi treinado pela CIA.

13. Sim, fomos eleitos prometendo acabar com a corrupção e, bem, ela cresceu um bocado durante nossos governos. Poderíamos ter deixado de pedir propinas quando Lula tinha 82% de aprovação, mas usamos essa popularidade para cobrar ainda mais dos empresários. Convencemos os brasileiros que tínhamos ideias e princípios, mas eles descobriram que fazemos qualquer coisa para ganhar eleições. Montamos um partido com um poder único de pautar a agenda pública, mas o jogamos fora. Não estamos orgulhosos de tudo isso.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.