• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 15:36:23 -03
    [an error occurred while processing this directive]
    Leonardo Souza

    Costa disse que procurou empreiteiras para candidato ao governo do Rio

    DE SÃO PAULO

    09/10/2014 19h56

    No depoimento que prestou à Justiça Federal do Paraná, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa contou que foi procurado no começo deste ano por um candidato a governador do Rio de Janeiro. Ele disse que foi contratado pelo candidato e que participou de reuniões em que foram listadas nomes de empreiteiras que seriam procuradas para fazer doações de campanha.

    Pelo acordo de delação premiada, Costa está obrigado a dizer a verdade. Ele, contudo, estava impedido de mencionar, no depoimento, nome de pessoas com foro privilegiado. Pelo menos três candidatos ao governo do Rio nestas eleições têm foro: os senadores Lindbergh Farias (PT), Marcelo Crivella (PR) e o deputado Anthony Garotinho (PR).

    A Polícia Federal encontrou na casa de Costa uma planilha com o nome de diversas empreiteiras. No depoimento, ele explicou do que se tratava a planilha. Ele disse que, apesar das reuniões para tratar das doações das empreiteiras, sua contratação foi para ajudar a elaborar o programa de governo do candidato na área de energia.

    "Teve um candidato ao governo do Rio de Janeiro que me procurou. Isso foi agora no ano de 2014, e o objetivo era que eu preparasse para ele um programa de governo, na área de energia e infraestrutura de um modo geral. Eu acho que eu participei de umas três reuniões com esse candidato lá do Rio de Janeira, como outras pessoas que também participaram. E foi listada uma série de empresas que podiam contribuir para a campanha para a qual ele estava concorrendo. E essa planilha foi encontrada na minha casa", disse.

    "Foi solicitado que houvesse a possibilidade de que essas empresas contribuíssem para a campanha", afirmou.

    Ele contou que mantinha contato com algumas empreiteiras da lista, mas que outras, não.

    leonardo souza

    Escreveu até setembro de 2015

    Vencedor de dois prêmios Esso na Folha, atuou na cobertura de política e economia em São Paulo e Brasília.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024