• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 11:53:18 -03
    Luciana Coelho

    Depois de 'Friends', Matthew Perry tenta ressuscitar com 'The Odd Couple'

    07/03/2015 11h00

    A maldição que ronda personagens memoráveis é especialmente cruel com atores de séries, obrigados a carregar o alter ego televisivo durante anos. Se a peça/filme/programa for adaptado, ainda sobra para o próximo intérprete, condenado a comparações inescapáveis.

    Matthew Perry, que nunca voltou ao auge depois de viver o Chandler de "Friends" (1994-2004), aceitou o duplo fardo ao estrelar "The Odd Couple", terceira versão em sitcom da peça mais famosa do dramaturgo americano Neil Simon, de 1965.

    Audacioso, ainda cuida da adaptação, junto com Joe Keenan ("Frasier" e "Desperate Housewives") e Danny Jacobson ("Mad About You").

    Cliff Lipson/CBS
    Os atores Matthew Perry e Thomas Lennon em cena da série 'The Odd Couple'
    Os atores Matthew Perry e Thomas Lennon em cena da série 'The Odd Couple'

    A peça ganhou leituras em várias plataformas. No Brasil, Millôr Fernandes a traduziu como "O Estranho Casal", texto que Antônio Abujamra levou aos palcos em 1967 com Juca de Oliveira e Lima Duarte.

    A que tem lugar cativo no coração dos cinéfilos, porém, é a que opôs (e uniu de vez) Walter Matthau como o largadão Oscar e Jack Lemmon como o arrumadinho Felix em 1968, dois divorciados dividindo um apartamento em Nova York após o segundo ser deixado pela mulher.

    Na versão atual para TV, Perry ficou com o papel de Oscar, agora um bem-sucedido jornalista esportivo sem nenhum apreço pela limpeza doméstica ou organização pessoal.

    É difícil, ao menos nos dois episódios que foram ao ar, não lembrar de Chandler, sempre o mais interessante e sarcástico dos "Friends". Não que isso seja bom. A sensação é que o personagem envelheceu e se tornou uma caricatura de si mesmo, constatação dolorida para um fã.

    Estão ali os trejeitos, o sarcasmo com uns graus extras de amargor e o antagonismo com o roomate. Só que Felix, na pele do excelente Thomas Lennon, não poderia ser mais diferente de Joey: meticuloso e incapaz de relaxar, ele coloca a vida de Oscar pelo avesso, e vice-versa.

    Uma curiosidade da nova versão, reflexo da mudança de modelos e daquilo a que aspiramos, é que o espectador é levado a simpatizar com Oscar, o boa-vida que vive segundo as próprias regras. Nas versões anteriores, inclusive uma sitcom que foi ao ar na primeira metade dos anos 1970, o herói era Felix.

    Cobrar que os dois atores reproduzam de cara a química entre Lemmon e Matthau seria pedir demais, mas a dupla está afinada, especialmente nas cenas em que Felix se torna mais sarcástico do que Oscar. O numeroso elenco de apoio, com Lindsay Sloane, Yvette Nicole Brown (de "Community"), Wendell Pierce ("The Wire") e Dave Foley (de "Newsradio", irreconhecível) também tem seus bons momentos.

    "The Odd Couple" vai bem de audiência (13 mi de espectadores, ótimo para a era do streaming) e recebe críticas mornas. Seguindo o formato multicâmeras com a infame claque de risadas, com um quê de datada mas sob medida para quem gosta de séries sem compromisso, vai ter que ir além do carisma de seu ator principal para garantir uma nova temporada.

    "The Odd Couple", exibida nos EUA pela CBS às quintas, ainda não tem data para estrear no Brasil

    luciana coelho

    É editora de 'Mundo' e foi correspondente em Nova York, Genebra e Washington. Escreve às sextas sobre séries de TV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024