• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 04:25:49 -03
    Luciana Coelho

    Na volta de 'Game of Thrones' para a sexta temporada, ninguém sabe nada

    23/04/2016 17h04

    A volta de "Game of Thrones", cujo episódio de estreia da sexta temporada vai ao ar na noite deste domingo (24), traz apenas uma certeza: não é só Jon Snow que não sabe de nada. A série avançou para além dos livros que lhe deram origem, embora não para além do autor, já que George R. R. Martin continua ali supervisionando tudo.

    Com isso, o drama ganha vigor –libertando-se da vigília dos leitores mais obsessivos, embora esses ainda tenham pistas sobre o passado dos personagens que nós apenas espectadores não temos– e uma lista de perguntas a responder, já que os produtores cogitam fazer depois dessa apenas mais uma temporada, ou duas minitemporadas.

    A mais esperada desde o quinto ano, claro, é se Jon Snow (Kit Harrington) morreu de fato, e, caso tenha morrido, se ele pode ser ressuscitado por Melisandre (Carice van Houten), que no fim da temporada passada é vista chegando a Castle Black, QG da Night Watch.

    Os livros dão indícios que poderiam subsidiar a ressurreição, mas transformando-o em outro personagem, o que implica em algumas mudanças de curso da história.

    Há dúvidas sobre o suposto retorno de Catelyn Stark (Michelle Fairley), o Cão (Rory McCan) e Shae (Sibel Kekilli). E há, claro, incertezas sobre como os principais personagens chegarão a seus destinos, que é o que faz a série andar.

    Neste caso, ganha relevância o antagonismo entre Sansa (Sophie Turner) e seu algoz Ramsay Bolton (Iwan Rheon). Os dois ganharam dimensão na quinta temporada, e a julgar pelo desfecho, pelos trailers e pelas entrevistas que rodaram a mídia americana, o amadurecimento de Samsa após a via crucis a que é submetida a tornará a personagem mais interessante da série. Ramsay também ganhou camadas, e seu papel crescerá.

    Os produtores cercaram o lançamento de segredo, abdicando da praxe de divulgar os episódios iniciais à imprensa, seja a do Brasil ou a do exterior, e gotejando trailers lentamente do início do ano até esta semana. O que foi publicado na última quarta (20) deixa entrever o que parece a temporada mais sangrenta, mas sem grandes revelações.

    Daenerys (Emilia Clarke) e Tyrion (Peter Dinklage), os dois personagens mais centrais à história, parecem um tanto empurrados para longe de seu eixo, assim como Arya (Maisie Williams), com um esperado retorno da narrativa para King's Landing e a figura maquiavélica de Cersey (Lena Headey, evocando Robin Wright de cabelo curto), que aparentemente se livra, ao menos momentaneamente, dos fanáticos que a prenderam.

    Por ora, apenas a equipe diretamente envolvida tem parte dessas respostas. E o presidente dos EUA, Barack Obama, que pediu à HBO alguns episódios antecipados.

    Para o resto de nós, a estreia vai ao ar simultaneamente com os EUA às 22h deste domingo, com sinal aberto. É a HBO pegando em armas contra a Netflix.

    luciana coelho

    É editora de 'Mundo' e foi correspondente em Nova York, Genebra e Washington. Escreve às sextas sobre séries de TV.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024