• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 16:49:24 -03
    Luciana Coelho

    Suspense sobre justiça criminal 'The Night Of' marca boa fase da HBO

    02/07/2016 17h05

    Entre as séries que se estendem por várias e longas e temporadas e o cinema que vê a plateia desidratar, a HBO achou nas minisséries uma forma eficiente de captar a disputada atenção do público e investir (frequentemente com mais cuidado do que suas parentes multianuais) em histórias mais curtas, mas não menos impactantes.

    "The Night Of", drama policial em oito episódios que estreia no próximo domingo (10), é mais um exemplo bem-sucedido do modelo, a julgar por seu capítulo inicial.

    HBO/Divulgação
    O ator John Turturro na serie "The Night Of", da HBO FOTO HBO/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O ator John Turturro no drama criminal "The Night Of", da HBO

    A narrativa sombria concebida por Richard Price (o roteirista do ótimo "Irmãos de Sangue", de 1995), Peter Moffat e Steven Zaillian (de "A Lista de Schindler" e "Gangues de Nova York") acompanha a investigação do assassinato de uma garota em Nova York e os meandros do sistema penal e policial americano.

    A perspectiva é a do suposto assassino, Naz (o ótimo Riz Ahmad), apresentado com empatia ao espectador no primeiro episódio. Ele conhece a vítima quando ela embarca por engano no táxi que ele dirige, emprestado do pai para chegar a uma festa. Depois de uma noite embalada a drogas sintéticas e sexo, o estudante acorda com a moça morta a facadas a seu lado.

    Assim como o público, Naz não sabe se cometeu ou não o crime -e se assusta com ambas as possibilidades.

    A direção alternada entre Zaillian e James Marsh, um documentarista que tem no currículo pequenas joias como "O Equilibrista" (2008) e "Projeto Nim" (2011), é um casamento feliz entre a mão segura e sóbria com dramas do primeiro e a habilidade jornalística em mergulhar no personagem e no contexto do segundo.

    A encabeçar o elenco, além de Ahmad -um ator londrino de 33 anos cuja carreira foi construída no cinema independente britânico-, estão os veteranos John Turturro, como um advogado porta-de-cadeia que se oferece para defende o universitário de ascendência paquistanesa, e Bill Camp, de "12 Anos de Escravidão".

    Assistir Turturro, um desses atores que se dissipam em qualquer personagem que faz sem deixar que esqueçamos seu nome, por si só é um prazer.

    Como duas séries documentais recentes sobre crimes, "Making a Murderer" e "Serial" (esta em podcast), "Night Of" se debruça sobre falhas e brechas jurídicas dos EUA e o horror do limbo penal que ele produz, mas com requintes de suspense e de câmera que só a ficção permite. Esteticamente, a série é um primor.

    Chama a atenção também a escolha da HBO de liberar antes, on-line, o primeiro episódio, que pode ser assistido gratuitamente pelo serviço HBO Go —os demais episódios serão exibidos na TV e no site apenas para assinantes.

    Em era de maratonas televisivas, a isca lançada de graça e a paciência de esperar pelos próximos capítulos têm efeito notável para o suspense.

    'The Night Of' estreia na HBO no próximo domingo (10), às 22h; o primeiro episódio está disponível gratuitamente em www.hbogo.com.br

    luciana coelho

    É editora de 'Mundo' e foi correspondente em Nova York, Genebra e Washington. Escreve às sextas sobre séries de TV.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024