• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 13:12:18 -03
    Lúcio Ribeiro

    Quero ver na Copa

    27/08/2013 03h00

    Vamos relevar que na semana passada saiu o gol mais bonito do ano, que o campeão mundial perdeu para um time mato-grossense da terceira divisão e que até o Palmeiras sentiu de novo o gosto de ganhar de um time da Série A.

    Amanhã e quinta tem a rodada de volta da Copa do Brasil, a decisiva destas oitavas de final, a que deve colocar de vez o torneio como o mais interessante a ser disputado por um clube brasileiro. Ao menos o mais gostoso para jogar, imagino, e para assistir, aqui certamente. Exagero?

    O torneio, cujo principal atrativo sempre foi, no máximo, o de ser "o caminho mais curto para a Libertadores", ou "a copa democrática", por juntar mais de 80 clubes de várias divisões, recebeu novo formato. Foi esticado em seus mata-matas até o final do ano. Não é mais tão curto.

    Teve até sorteio de jogos com transmissão de TV no melhor estilo "Champions League", veja você.

    Antes esvaziado dos mais bem ranqueados times nacionais, os que disputavam a cobiçada Libertadores, agora não só abriga a tropa toda como junta nesta edição os últimos quatro campeões do torneio continental (Internacional, Santos, Corinthians e Atlético-MG). De quebra, tem os dois times que se alternam na liderança do Brasileirão corrente: Botafogo e Cruzeiro.

    Devolve ao Palmeiras o gostinho de elite e reafirma a zica são-paulina. O Tricolor, porque ganhou a Copa Sul-Americana, espécie de segunda divisão latina, não pode disputar a Copa do Brasil. Vantagem?

    A Libertadores em si, graças às politicagens de inchaço da Conmebol e situações econômicas dos países envolvidos, anda meio caída. Estádios ruins e vazios, a queda brusca nos últimos anos de times tradicionais que antes eram muito temidos, como Boca, River, os uruguaios, o Cerro. Sem contar que alguns dos principais jogadores sul-americanos jogam no Brasil.

    E, além disso tudo, a Copa do Brasil, neste novo modelo, vai exercer influência direta na briga do Brasileirão, lá na frente. Dependendo do andar do Nacional, servirá para reativar o debate "mata-mata ou pontos corridos?". Vai que o Brasileirão esteja centralizado em duas ou três equipes tipo a reta final do ano passado com Flu e Atlético-MG...

    E assim chegamos à rodada de amanhã e quinta, onde veremos o atual campeão da Libertadores apostando na mística de novo contra o time que ficou sozinho na categoria "azarado". O campeão mundial tentando espantar a zebra da Terceirona no Pacaembu.

    Cruzeiro x Flamengo e a promessa de golaços. Walter "Gordinho" vs. O Campeão Brasileiro. Pato, Ronaldinho Gaúcho, Seedorf, Forlán, Júlio Baptista, Juninho Pernambucano, Valdivia e Zé Roberto matando ou morrendo, se estiverem todos em campo. É ou não é um torneio bonito essa Copa do Brasil?

    lúcio ribeiro

    Escreveu até dezembro de 2013

    É jornalista de cultura pop, editor do blog Popload, no UOL, colaborador da "Ilustrada", mas acha que no fim gosta mais de futebol do que de música.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024