• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 15:24:33 -03
    Lúcio Ribeiro

    De Neymar ao Icasa

    08/10/2013 03h00

    Sábado à noite peguei um táxi em Fortaleza. Indo de um canto a outro, fui escutando Icasa x Guaratinguetá, pela Série B. Deu tempo de pegar o terceiro gol do time local (local de Juazeiro do Norte, Ceará), ainda no primeiro tempo, um impiedoso 3x0 àquela altura.

    "Juazeiro fica umas três horas e meia de carro da capital. Não daria três se a estrada fosse boa", disse o taxista, torcedor do Icasa, o Verdão do Cariri, que não conseguiu pronunciar Gua-ra-tin-gue-tá uma só vez. Ele fez questão de dizer que seu time tinha uns cinco desfalques.

    Pelo entusiasmo de narrador e taxista, parecia um gol da seleção. O Icasa, 11 anos e sexto lugar, faz boa campanha e pode aparecer na Primeirona em 2014, por que não?
    Sempre gostei de estar conectado a jogos bizarros, e aquele sábado à noite para mim seria uma situação maluca não fosse o meu time, um outro Verdão, também da Série B. Tamo junto, Icasa!

    Quando o motorista ficou sabendo disso, fui ameaçado. Falou que o Palmeiras quase não ganha do Icasa no Pacaembu no turno (um 4 a 0!) e que logo mais (dia 15), "lá", pelo returno, "Não sei, não". Eu e o Palmeiras merecemos.

    Com a Série A e Série B já há algum tempo bem encaminhadas em cima, essas movimentações "diferentes" andam me distraindo. Tipo a Portuguesa sendo o melhor time paulista, o Botafogo líder-vice-líder--vice se encaminhando para fora do G4 e o Coritiba ex-líder para o Z4. Ou Vasco e São Paulo se esforçando para (não) encontrar o Icasa em 2014.

    Numa roda de futebol na mesma Fortaleza no mesmo sábado o assunto lá não era as "desinteressantes" séries A e B, e sim a C. O grupo 1 da Série C! Acompanhe. No 1 da C, olhando a tabela no sábado, faltando duas rodadas para a fase final, a diferença do líder Santa Cruz e do 9º colocado, o Cuiabá, o primeiro do Z3 que desce direto para a D, era de cinco pontos. A rigor, o candidato a rebaixamento à D talvez pudesse acabar líder e próximo à B.

    Emoção que a rodada de domingo tratou de estragar. Mas que me fez, já de volta a SP, enquanto via a bipolar Lusa golear o Santos, seguir pela internet Cuiabá 1 x 1 Fortaleza, direto de uma rádio cearense. Jogão!!

    Eu ia até usar a coluna hoje para falar das aventuras do Neymar no estrangeiro, de como os catalães estão amando a "osadía y alegría" do brasileiro, enquanto o Mourinho, na Inglaterra, todo incomodadinho, começou a chamá-lo de "piscineiro".

    Ia falar sobre ele ter feito 3 gols e dado 6 assistências nos 11 jogos oficiais no Barça, time que criou 145 chances de gol nos 12 jogos que fez nesta temporada, 12.1/jogo, sendo que o Xavi é responsável por 19 e depois vem o ex-santista com 18. Mas o Icasa e o Cuiabá não deixaram.

    Dia 22 tem Milan e Barça na Champions, dia 26 tem Barça x Real no Espanhol. Aí, desconfio, o Icasa não vai conseguir me impedir de falar do Neymar. Vamos ver.

    lúcio ribeiro

    Escreveu até dezembro de 2013

    É jornalista de cultura pop, editor do blog Popload, no UOL, colaborador da "Ilustrada", mas acha que no fim gosta mais de futebol do que de música.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024