• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 02:01:33 -03
    Lucy Kellaway - Agências de notícias

    Opinião: Devo verificar e-mails de trabalho durante as férias?

    LUCY KELLAWAY
    DO "FINANCIAL TIMES"

    19/08/2013 11h40

    "Estou nas minhas primeiras férias em um novo emprego com uma pequena empresa de criação. Antes de sair em viagem, preparei um alerta de e-mail, mas no primeiro dia das férias recebi uma mensagem de meu chefe (o fundador da companhia, um completo workaholic) na qual ele me dizia que respostas automáticas informando que estarei fora do escritório não são profissionais, e que eu precisava acompanhar os e-mails importantes em minha ausência. Senti-me inclinado a responder que trabalhei feito louco nos últimos seis meses e precisava de uma folga. Minha namorada aconselhou cautela. O que você acha?"
    Editor, 34

    O conselho de Lucy:

    Sua namorada é uma mulher sábia. Se existe algo menos relaxante que responder a e-mails durante as férias é passá-las zangado com o chefe. Por isso, deixe para lá. Ele informou o que espera que você faça e, se pretende manter seu emprego, é preciso que você atenda.

    E ele está certo, de qualquer forma: você precisa acompanhar suas mensagens, quando está ausente. Muitos leitores escreveram para protestar que isso é loucura, desgastante e perigoso para a saúde mental. Mas não estou tão certa. Lembro de como eram as férias antes da era do e-mail. Havia uma corrida insana para terminar tudo e resolver as pendências antes de sair, o que significava que você ficava muito tenso que precisava quase que das férias todas para começar a relaxar. E quando enfim estava relaxado, já era hora de voltar ao escritório, e encontrar montanhas de trabalho esperando - e enfrentá-las era quase impossível, em seu novo estado de ócio.

    O BlackBerry acabou com isso tudo. Você precisa ler seus e-mails nas férias simplesmente porque todo mundo mais faz o mesmo. É como os negócios funcionam hoje. De acordo com uma pesquisa, cerca de 90% dos trabalhadores leem mensagens de trabalho durante as férias.

    Apesar de toda a sua indignação, você já é parte dessa estatística - afinal, não conseguiu deixar de checar suas mensagens, o que o levou a receber a de seu chefe - para sua sorte, ou você poderia enfrentar problemas ainda maiores na volta.

    O que você precisa aprender é como usar melhor o e-mail durante as férias. Seja firme consigo mesmo. Não carregue o BlackBerry no bolso o tempo todo. Ligue-o uma ou duas vezes por dia. Responda só às coisas mais essenciais. Isso significa seu chefe, e qualquer outro assunto que não possa esperar.

    Quanto à mensagem automática de que você estará ausente do escritório, também concordo com seu chefe. Nas férias de verão, minha caixa de entrada de e-mails recebe o dobro de mensagens: primeiro a resposta automática e depois (às vezes só alguns segundos mais tarde), um e-mail do destinatário, respondendo da praia.

    Assim, desista da resposta automática. Quem precisar de uma resposta rápida sua, a receberá. Os demais correspondentes podem esperar. E quando você voltar, lembre-se de que trabalhou (um pouquinho) durante as férias. E por isso merece se divertir (um pouquinho) ao voltar ao escritório.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    lucy kellaway

    Escreveu até julho de 2017

    É editora e colunista de finanças do 'Financial Times'.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024