• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 05:39:33 -03
    Luiz Fernando Vianna

    Caymmi e o beco

    15/09/2014 02h00

    RIO DE JANEIRO - O CD produzido por Dori Caymmi e Mario Adnet para marcar o centenário de Dorival Caymmi tem alguns momentos frustrantes, mas Chico Buarque cantando "Marina" e Nana Caymmi em "A Lenda do Abaeté" já valem o projeto.

    Sempre vale ouvir a obra do baiano. Ela se basta pela sua beleza, tão escandalosa quanto misteriosa. Mas também encarna a utopia de um Brasil orgulhoso de ser mestiço; transformador do arcaico em moderno sem renegar seu passado; trabalhador sem ser produtivista.

    Um Brasil que não aconteceu.

    Como, parafraseando José Simão, somos o país da metáfora pronta, o Rio de Janeiro resolveu homenagear esse artista tão cheio de significados –e que morou na cidade durante 70 anos– com um beco sem saída.

    Foi ideia do então prefeito Cesar Maia, em 2008. Muita gente adoraria ter como endereço a rua Dorival Caymmi. Mas é impossível. Ninguém mora na rua Dorival Caymmi.

    A viela não tem portarias, apenas laterais de edifícios cujas frentes dão para a avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon. De um extremo a outro, da caçamba de lixo da esquina ao muro final, são cerca de 50 passos apenas. É bom para deixar carros estacionados por vários dias ou para passear com cachorros.

    Pode-se pensar nos mares vastos das canções de Caymmi, mas, como no poema de Bandeira, o que se vê é o beco. Perto do oceano, em Copacabana, fica a estátua do compositor, também ideia de Cesar Maia. É mais bem intencionada do que bem resolvida.

    Dói ver o nome de Caymmi associado a um beco sombrio. Mas pior a prefeitura fez com Luís Carlos Prestes: a avenida com o nome do líder comunista fica numa área cheia de shopping centers na Barra da Tijuca, o nosso simulacro de Miami. É continuação da avenida João Cabral de Melo Neto.

    É perigoso ser homenageado no Rio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024