• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 08:01:31 -03
    Luiz Fernando Vianna

    A Gaiola de Ouro

    12/01/2015 02h00

    RIO DE JANEIRO - Por causa do alto custo de sua construção, realizada entre 1919 e 1923, o Palácio Pedro Ernesto ganhou dos cariocas da época o apelido de Gaiola de Ouro. Foi sede da Câmara dos Deputados e, a partir de 1977, da Câmara dos Vereadores do Rio. O apelido continuou sendo usado, numa alusão às negociatas feitas no local.

    No primeiro domingo de 2015, a Câmara publicou nos jornais "O Globo" e "O Dia" um encarte de quatro páginas destinado a dar transparência ao que vem fazendo. Mas as transparências enganam.

    "O Portal da Câmara do Rio foi construído para permitir o acesso dos cidadãos à atividade legislativa, em tempo real", lê-se na capa do encarte. O colunista, então, foi ao portal procurar o custo de publicação do informe. Não encontrou. Abusando do privilégio de ser cidadão-jornalista, perguntou à assessoria de imprensa.

    "Os dados referentes às despesas no mês de janeiro ainda não estão disponíveis. Temos que aguardar a divulgação por parte da Diretoria de Finanças", respondeu a assessora.

    Para imprimir as quatro páginas, os jornais certamente receberam para tanto. Logo, a Diretoria de Finanças sabe quanto dinheiro do contribuinte foi gasto. A assessoria ignorou essa argumentação.

    "Administração austera permitiu economizar R$ 320 milhões em seis anos", destaca o encarte. O colunista pediu auxílio para entender a conta, indisponível no portal. Mas a resposta da assessoria foi econômica em clareza.

    Os tais seis anos são o período em que Jorge Felippe (PMDB) preside a Câmara. Foi eleito agora para o quarto biênio. Ele e mais 80% de seus colegas não deixam funcionar para valer nenhuma CPI dos Ônibus ou nada que ameace o prefeito e os concessionários de serviços públicos.

    Não é de ouro a gaiola que muitos vereadores merecem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024