• Colunistas

    Thursday, 18-Apr-2024 19:43:29 -03
    Manuel da Costa Pinto

    Livro explora as montagens do utópico Théatre du Soleil

    24/09/2017 02h00

    Divulgação
    Foto de capa do livro "O Théatre du Soleil"
    Imagem do livro "O Théatre du Soleil", sobre a companhia teatral
    O Théâtre Du Soleil - Os Primeiros Cinquenta Anos
    Béatrice Picon-vallin
    l
    Comprar

    Uma das mais importantes companhias teatrais do mundo, o Théatre du Soleil nasceu no espírito libertário dos anos 1960. Nesse volume fartamente ilustrado, a história das primeiras cinco décadas da trupe fundada por Ariane Mnouchkine é narrada por Béatrice Picon-Vallin. Além de recapitular as montagens, as propostas estéticas e a criação do espaço cênico de La Cartoucherie (antiga fábrica de armamentos que abriga a companhia, em Paris), a pesquisadora expõe os processos coletivos de elaboração das peças e a dinâmica de trabalho cooperativa que fizeram do grupo uma experiência utópica de interação entre vanguarda e teatro popular.

    O Théatre du Soleil - Os Primeiros Cinquenta Anos. Autora: Béatrice Picon-Vallin. Tradução: J. Guinsburg. Editora: Perspectiva/Sesc (2017, 368 págs., R$ 129)

    *

    DISCO

    Divulgação
    Capa de "Entre Orient & Occident"
    Capa de "Entre Orient & Occident"

    Hemisférios musicais
    O duo francês formado pelo violinista Virgil Boutellis-Taft e pelo pianista Guillaume Vincent aborda compositores modernos de Oriente e Ocidente para além de exotismos e nacionalismos. Ao lado dos já clássicos Debussy, Chausson, Janácek e Bartók, o armênio Komitas (morto em 1935) e nomes contemporâneos formam um repertório que associa virtuosismo a pesquisas etnomusicais.

    Entre Orient & Occident. Artistas: Virgil Boutellis-Taft e Guillaume Vincent. Gravadora: Evidence (2016, R$ 98,10, importado)

    *

    FILME

    O juiz justiceiro
    Jean Dujardin (Oscar de melhor ator por "O Artista") encarna o magistrado que, na Marselha dos anos 1970, lutou contra o chefão da máfia corsa responsável por elevar o tráfico de heroína a uma escala internacional. Com muita ação e ritmo tenso, expõe a transformação do juiz num justiceiro que usa métodos pouco ortodoxos no combate ao crime e à corrupção policial.

    A Conexão Francesa. Direção: Cédric Jimenez. Elenco: Jean Dujardin, Gilles Lellouche e outros. Produtora: Gaumont/Légende (2014). Na Apple TV

    manuel da costa pinto

    É jornalista e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024