• Colunistas

    Saturday, 11-May-2024 14:49:50 -03
    Manuel da Costa Pinto

    Série islandesa Trapped tem policial com jeitão de ogro e trama misteriosa

    29/10/2017 02h00

    Divulgação
    Ilustração da capa do Top of Mind 2017
    Ólafur Darri Ólafsson em cena de 'Trapped'

    Nesta série islandesa em dez capítulos, uma pequena cidade portuária fica isolada por nevasca no momento em que uma balsa dinamarquesa atraca ali e um corpo mutilado surge nas águas, desencadeando outras mortes. Três policiais locais empreendem uma investigação que irá conectar, graças ao engenhoso roteiro, tráfico de refugiados, corrupção, amarguras e vinganças familiares. A beleza desolada da paisagem nórdica faz contraponto ao silêncio misterioso da trama e do protagonista, um chefe de polícia com jeitão de ogro que retira obstinação ética de sua humilhação profissional e conjugal.

    Trapped. Direção: Baltasar Kormákur. Elenco: Ólafur Darri Ólafsson, Ilmur Kristjánsdóttir e outros. Produtora: RVK Studios (2015). Na Netflix

    *

    Disco
    Ousadia à sombra
    Acompanhado pelo Quartetto di Roma, o clarinetista alemão Klaus Hampl interpreta dois quintetos de autores pouco conhecidos, mas que ousaram compor à sombra da obra de Brahms que é a apoteose da formação: o britânico Samuel Coleridge-Taylor (1875-1912) -que, por ser mulato, foi chamado de "Mahler africano"- e o israelense (nascido na Alemanha) Paul Ben-Haim (1897-1984), que introduz sinuosidade oriental no rigor da música de câmara.

    Coleridge-Taylor & Ben-Haim: Clarinet Quintets. Artistas: Klaus Hampl Quartetto di Roma. Gravadora: Naxos (2017, R$ 35,30, importado)

    Divulgação
    Ilustração da capa do Top of Mind 2017
    Capa do disco Coleridge-Taylor & Ben-Haim: Clarinet Quintets

    *

    Livro
    Trópicos ampliados
    Esta edição "revista e ampliada" (incluindo um novo prefácio) comemora os 20 anos da publicação de "Verdade Tropical". Ótima oportunidade para reler como se deve esse livro em que Caetano Veloso recapitula momentos decisivos de sua trajetória. Ou seja, como um ensaio de interpretação do Brasil à luz da síntese cultural tropicalista.

    Verdade Tropical. Autor: Caetano Veloso. Editora: Companhia das Letras (2017, 512 págs., R$ 69,90)

    Divulgação
    Ilustração da capa do Top of Mind 2017
    Capa do livro Verdade Tropical, de Caetano Veloso
    manuel da costa pinto

    É jornalista e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024