• Colunistas

    Thursday, 09-May-2024 18:18:54 -03
    Manuel da Costa Pinto

    Habitantes de cidadezinha mostram os dentes em 'O Cidadão Ilustre'

    12/11/2017 02h00

    Após ganhar o prêmio Nobel de literatura, o fictício escritor argentino Daniel Mantovani (Oscar Martínez) aceita convite para ser homenageado em sua pacata cidade natal, que trocara por Barcelona 40 anos antes. Inicialmente, o reencontro com o mundo interiorano representa um retorno à vida banal e ingênua da cidadezinha. Mas os rudes habitantes locais logo esquecem os rapapés e mostram os dentes, fazendo a trama derivar com humor negro para o embate entre o tosco ressentimento provinciano e as vaidades do intelectual cosmopolita em conflito com sua consagração.

    O Cidadão Ilustre. Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat. Elenco: Oscar Martínez, Dady Brieva e outros. Produtora: A Contracorriente Films (2016). Na Apple TV

    Alberto Rocha/Folhapress
    Oscar Martínez, no centro, vive um escritor argentino que volta à terra natal em 'O Cidadão Ilustre'

    *

    LIVRO

    Peregrinação visionária

    O argentino Aletto lança mão do procedimento consagrado pelo conterrâneo Borges de forjar achados bibliográficos. No caso, um manuscrito no qual o anatomista Vesalio (que de fato foi médico de Felipe 2º, na Espanha do século 16) narra sua busca das causas fisiológicas da melancolia, num percurso em que se cruzam imagens apocalípticas das telas de Bosch e peregrinações de um poeta místico, reafirmando borgeanamente o poder da literatura como força geradora e superadora de realidades.

    Anatomia da Melancolia. Autor: Carlos Daniel Aletto. Tradução: Maria Paula Gurgel Ribeiro. Editora: Iluminuras (2017, 128 págs., R$ 42)

    *

    DISCO

    Tango fluido

    O disco de estreia do trio formado por José Staneck (harmônica), Ricardo Santoro (violoncelo) e Sheila Zagury (piano) traz composições de Astor Piazzolla. Nessa abordagem brasileira do tango e da milonga, a harmônica substitui o clássico bandoneon, conferindo ritmo mais fluido e menos sincopado às criações do gênio argentino.

    Harmonitango. Artista: Harmonitango. Gravadora: A Casa Discos (2017, R$ 30)

    manuel da costa pinto

    É jornalista e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024