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    Mara Gama

    Lixo: O meio é a mensagem - sacolas podem impulsionar a seletiva

    21/11/2014 03h00

    Em 2015, os supermercados da cidade de São Paulo deverão distribuir sacolas plásticas diferentes para as compras. Elas deverão ser reusadas exclusivamente para acondicionar recicláveis como papel, latas, plásticos e vidros. Terão cor, tamanho e resistência específicos, além de instruções sobre separação de materiais e calendários de coleta.

    O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou a medida no último dia 13 e disse, na ocasião, que o projeto da sacola deveria sair em cerca de dois meses.

    É claro que seria melhor acabar de vez com as sacolas. Mas não acredito que seja viável no curto prazo. E a incorporação das sacolas no circuito da reciclagem parece um bom caminho para alavancar a coleta seletiva. E sem a seletiva, não vamos conseguir parar de encher os aterros e precisar de cada vez mais espaços novos para construí-los.

    Hoje, não há sinalização de nenhum tipo. Para saber como indicar ao caminhão coletor qual é o lixo reciclável na minha casa, entrei em contato com a empresa que cobre o meu bairro e fui orientada a colocá-lo em sacos azuis. Virou hábito para mim, mas não há nenhuma orientação formal sobre isso e vejo sacos de todas as cores e formatos na calçada no dia da seletiva.

    A nova sacola servirá como veículo do material e também como suporte da publicidade oficial do sistema. E é de um bom sistema de comunicação e educação que esse tipo de mudança de comportamento precisa.

    Segundo a prefeitura, a cidade triplicou a capacidade de processamento de lixo reciclável após a abertura das duas centrais mecanizadas em 2014, chegando a poder receber 750 toneladas/dia. Mas a coleta seletiva não cresceu na mesma velocidade. Por quê? Porque as pessoas ainda não sabem se estão no circuito dessa coleta, que dia passa o caminhão, que horas devem deixar o lixo, e como devem deixar.

    Para atingir a meta de subir dos 2% para 10% de reciclagem dos resíduos secos e universalizar a coleta seletiva até 2016, a pulverização da mensagem é essencial para informar a população.

    mara gama

    É jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto.
    Escreve às sextas.

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