• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 13:19:57 -03
    Mara Gama

    Só no aniversário de 462 SP terá compostagem de árvore e restos de feiras

    23/01/2015 03h00

    Se tudo correr bem, só no aniversário de 462 anos, em janeiro de 2016, é que São Paulo terá abertas suas primeiras centrais de compostagem de orgânicos, para processar os restos das feiras livres e sobras das podas de árvores de ruas e parques e transformar em adubo de boa qualidade.

    Como bem mostrou uma reportagem publicada pelo UOL, no último dia 15 de janeiro, as cerca de mil árvores que caíram no município na primeira quinzena do ano, além dos estragos e prejuízos causados para as pessoas e para a vida da cidade, foram aumentar o volume de resíduos em aterros sanitários, misturadas ao lixo comum.

    Segundo Silvano Silvério, presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), não existe nenhum plano para aproveitar esse tipo de material antes da construção dessas centrais de compostagem.

    As centrais fazem parte do plano de gestão da prefeitura, que prevê oito unidades com capacidade de processamento de 80 toneladas por dia. As duas primeiras devem ser instaladas até o fim de 2015, uma nas proximidades Aterro Bandeirantes, em Perus, e outra na área de Transbordo de Santo Amaro, na avenida Miguel Yunes.

    Elas devem ser incluídas nos contratos de concessão das empresas de limpeza urbana, que devem passar por um processo de verificação independente nos próximos seis meses.

    A cidade já teve unidades de tratamento do lixo orgânico no passado. Na década de 1920, foram criadas estações zimotérmicas, onde o lixo era fermentado e reaproveitado como composto.

    Nos anos 1970, essas estacões deram lugar a usinas de compostagem. Mas os resíduos chegavam ali sem separação prévia e controle de origem, e por isso não havia segurança sanitária sobre o adubo resultante. Nas novas centrais de compostagem, só serão usados os restos de feiras e de podas de árvores. O lixo orgânico doméstico não deve entrar nesse circuito.

    ANIVERSÁRIO INVISÍVEL

    No aniversário de 461 anos de São Paulo, no domingo (25), os grupos SP Invisível e o Pimp My Carroça vão reformar e pimpar (pintar e grafitar) quatro carroças de catadores de materiais recicláveis no largo da Batata, em Pinheiros, a partir das 10h da manhã.

    A ação quer dar visibilidade ao trabalho que desempenham os catadores de recicláveis da cidade. As 14h, está previsto bate-papo com o grafiteiro Mundano, criador do Pimp.

    mara gama

    É jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto.
    Escreve às sextas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024