• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 10:34:08 -03
    Mara Gama

    Lixo: Ação para redução de poluentes pode acelerar compostagem

    06/03/2015 02h00

    Um programa de redução de emissão de poluentes financiado pelo Coalizão para o Clima e Ar Limpo (CCAC), que tem apoio do Programa do Ambiente da ONU, pode antecipar para este ano o aproveitamento dos resíduos orgânicos em São Paulo.

    Diariamente são geradas 10.500 toneladas de resíduos domiciliares na cidade. A fração orgânica corresponde a 51%. Depositado nos aterros sanitários, esse material se decompõe e é responsável pela geração de metano, poluente de vida curta e um dos gases do efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas.

    Se, em vez de ser depositada em aterros, a parte orgânica tiver manejo adequado e for reaproveitada, evita-se a produção de metano e a vida útil desses locais é prolongada.

    Técnicos ligados à área de planejamento e resíduos da prefeitura da capital prepararam, de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, um diagnóstico sobre emissões de metano e possíveis ações para sua redução. Com o auxílio de especialistas da Associação Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos (ISWA) eles agora elaboram um plano de ações para a implantação da coleta específica, as estratégias para buscar a adesão da população e o estabelecimento das rotas tecnológicas (formas de tratamento) adequadas.

    "Serão duas rotas: a da compostagem e a da biodigestão", conta a geógrafa Julia Moreno Lara, diretora de Planejamento e Desenvolvimento da área na Amulrb (Autoridade de Limpeza Urbana).

    Para evitar longas viagens de resíduos orgânicos em caminhões, devem ser criados ao menos oito pontos de tratamento de pequeno porte nos bairros e áreas maiores ligadas aos parques municipais.

    Iniciativas como a da distribuição e composteiras domésticas, realizada em projeto piloto em 2014, devem ser ampliadas, pois o programa visa incentivar ao máximo o tratamento local dos resíduos orgânicos.

    A primeira ação, prevista para este ano, é a compostagem de restos das feiras livres e das podas de árvores de parques e das ruas.

    mara gama

    É jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto.
    Escreve às sextas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024