• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 21:23:17 -03
    Mara Gama

    Stefano Boeri fará primeira floresta vertical na Holanda

    07/07/2017 02h00

    O estúdio do arquiteto italiano Stefano Boeri fará a primeira floresta vertical da cidade de Utrecht, na Holanda. A construção deve começar em 2019 e acabar em 2022.

    Boeri é o autor de um projeto semelhante construído em 2014, em Milão, que se tornou modelo de residência sustentável, com suas torres cobertas com mais de 700 árvores e 20 mil plantas. Com o edifício milanês, o arquiteto recebeu vários prêmios internacionais e virou referência no assunto: está construindo um conjunto do mesmo tipo em Lausanne, na Suíça, e uma cidade verde na China.

    A torre Hawthorn, em Utrecht, terá 90 metros de altura e uso múltiplo: 20 mil metros quadrados dedicados a apartamentos, um andar para restaurante, academia de ginástica, garagem para bicicletas, lojas de conveniência.

    A diferença de outros prédios de apartamentos começa na fachada. Estão planejadas 10 mil plantas, de mais de 30 diferentes espécies, entre elas 360 árvores e 9,64 mil arbustos. A floresta urbana deve proporcionar um sequestro de carbono de 5,4 toneladas. No térreo, será instalado um centro de pesquisa sobre florestas urbanas no mundo todo, além de um espaço de lazer público aberto para a cidade.

    CIDADE VERDE NA CHINA

    Parques, jardins e casas, escolas, escritórios e comércios cobertos por plantas e árvores estão no plano diretor de uma área no município de Liuzhou, na China. O estúdio de Stefano Boeri desenhou uma cidade verde de 175 hectares, ao longo do rio Liujiang, no sul da China.

    Quando ficar pronta –a inauguração deve ser em 2020– terá mais árvores que pessoas. Estão previstas 40 mil novas árvores e quase 1 milhão de plantas de mais de 100 espécies para uma população de 30 mil habitantes.

    Além de diminuir a temperatura do ar, formar barreiras de ruído e preservar aves, insetos e pequenos animais, a cobertura verde servirá como pulmão para melhorar a qualidade do ar, absorvendo cerca de 10 mil toneladas de CO2 e 57 toneladas de outros poluentes por ano. Painéis solares e energia de outras fontes renováveis devem mover a economia local.

    A cidade verde faz parte do projeto chinês de combate à poluição e de reversão da imagem de grande poluidora.

    mara gama

    É jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto.
    Escreve às sextas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024