• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 19:26:54 -03
    Mara Gama

    Campanha de reciclagem 'Separe. Não Pare' será lançada dia 28

    25/08/2017 02h00

    "Separe. Não Pare. Um movimento que começa e não pode parar". Esse é o mote de uma nova campanha nacional de informação e mobilização pela separação e pelo descarte correto dos resíduos domésticos. Ela será lançada na próxima segunda (28) em Brasília. O foco é o consumidor.

    A campanha foi organizada e desenvolvida pelas empresas signatárias do acordo setorial de embalagens, reunidas no grupo Coalizão, em associação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

    O acordo setorial, que é previsto na lei brasileira dos resíduos sólidos e regulamenta o fluxo das embalagens pós-consumo, prevê como meta para o setor reduzir em 22% a quantidade de embalagens encaminhadas para aterros sanitários no Brasil, até 2018. Reduzir o que vai para aterro significa reciclar. Para reciclar, é preciso que o consumidor separe, as empresas providenciem a forma e os meios para receber de volta e a indústria reabsorva ou absorva esses materiais.

    O engajamento da população é fundamental para dar o pontapé inicial, decisivo, separando corretamente em casa os materiais após o consumo.

    Pensando nisso, a campanha, que começa com ações em São Paulo, terá como um dos braços a comunicação direta com os condomínios, através de associações de empresas de administração de imóveis, como o Secovi.

    Para reunir conteúdos relativos ao tema, como dicas de separação, como descartar cada tipo de reciclável e onde encontrar postos de entrega voluntária será lançado um portal, que estará ativo a partir de segunda em www.separenaopare.com.br.

    A mensagem que será divulgada é a da facilidade de todo o processo e da sua importância vital. As pessoas serão incentivadas a separar o lixo doméstico em orgânico e reciclável e destinar os recicláveis para catadores do bairro, pontos de entrega ou caminhões de coleta seletiva municipal.

    O acordo setorial de embalagens foi assinado em 2015, para ampliar a reciclagem no país. São signatárias 23 associações de produtores, importadores, usuários e comerciantes de embalagens. É o maior acordo setorial de logística reversa do país e regula a reciclagem de recipientes plásticos, papel e latas de alumínio, estabelecendo as responsabilidades em relação à coleta e o tratamento dos resíduos.

    mara gama

    É jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto.
    Escreve às sextas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024