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    Mara Gama

    Projeto de reciclagem de jeans une Guess, Campana e Arrastão

    27/10/2017 02h00 - Atualizado às 13h32

    Desde o último dia 16 de outubro e até o fim de novembro, oito lojas de jeans Guess nos Estados de São Paulo e Rio recebem doações de usados de qualquer marca para um projeto que une a ONG Projeto Arrastão e os designers Fernando e Humberto Campana.

    Os doadores ganham descontos de 20% a cada peça doada na compra de shorts, bermudas e calças novos da marca Guess, que tem a coleção atual com preços a partir de R$179,00.

    As peças coletadas serão entregues em dezembro para a ONG e vão virar matéria prima para o prosseguimento da "Coleção Jeans", que começou a ser desenvolvida em oficinas ministradas pelos Campana para a ONG em 2015. Nessas oficinas, os jeans usados viram almofadas, capas e revestimentos de bancos e banquetas nas mãos dos jovens.

    A "Coleção Jeans" nasceu também de uma doação. O ONG tinha recebido um lote de retalhos de jeans encaminhado pela C&A. Consultou os designers, que se dispuseram a trabalhar com o grupo, planejando e orientando a criação das peças.

    "O processo foi bem intuitivo, como costuma ser o nosso trabalho de ateliê, sempre experimentando a partir do que temos", diz Humberto Campana. "Com o jeans doado, fomos testando e chegando às peças", acrescenta. "Depois de cerca de um ano de idas e vindas de protótipos e provas, nasceu".

    "Conseguimos que os meninos tivessem uma visão de coleção mesmo, cuidado com a seleção de cores, capricho nos detalhes, trabalho de alfaiataria. Passamos essa exigência no acabamento", conta. O Instituto Campana, fundado 2009 para projetos de inclusão social e educação, em programas de arte, design e artesanato, pretende dar sequência à coleção.

    As vendas das primeiras peças começaram em 12 de agosto. Os itens são vendidos por encomenda (producao@arrastao.org.br) pelo site da ONG (www.arrastao.org.br ) e os recursos são reinvestidos para atividades do Arrastão.

    O Arrastão atua na região do Campo Limpo, em São Paulo, desde 1968. Surgiu de grupos de voluntários que desenvolviam trabalhos de capacitação em costura e artesanato para mulheres. Como decorrência do trabalho com as mães, começaram os projetos de educação de crianças e adolescentes. Hoje, tem programas em educação, cultura, geração de renda, habitação e qualidade de vida para todas as idades.

    O apoio da Guess integra a iniciativa "Denin for Change", de responsabilidade corporativa social da empresa. "A expectativa é que seja o primeiro de muitos outros que reafirmem os valores essenciais da marca", diz Andre Hering, CEO da Guess no Brasil.

    mara gama

    É jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto.
    Escreve às sextas.

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