• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 22:23:25 -03
    Marcia Dessen

    Viciados em compras

    18/05/2015 02h00

    Elisabeth está muito decepcionada. Sua avaliação de desempenho profissional foi positiva, refletindo seu esforço, dedicação e compromisso com o trabalho. Entretanto, seu supervisor lamentou comunicar que o prometido aumento de salário foi adiado mais uma vez em razão de restrições orçamentárias. Ela precisa de uma bolsa nova para massagear o ego.

    Apaixonada, Raquel ansiava por levar seu relacionamento com Pedro para outro patamar. Pedro está em outra vibração, e casamento não faz parte de seus objetivos nos próximos anos. Com a autoestima baixa, Raquel precisa se sentir querida, amada, e acha que um vestido novo (e caro) pode ajudar a esquecer a decepção amorosa.

    Mauro é um funcionário exemplar. Atinge um nível de produtividade, com qualidade, que os colegas não conseguem reproduzir. Extremamente comprometido com a empresa, tem tido dificuldade de manter sua motivação elevada por não contar com o reconhecimento de seus superiores. Vai se sentir muito melhor depois que trocar seu carro por um novo.

    Os três, certos de que merecem uma recompensa, buscam substitutos fáceis, que o dinheiro pode comprar. Impulsos de consumo, adiados por falta de dinheiro, voltam mais fortes e se materializam para compensar a dor e a frustração de não serem amados e reconhecidos.

    AUTOCONHECIMENTO

    Procure identificar o que o move, quais são os gatilhos que afetam o seu comportamento. Você se considera um consumidor normal ou se transforma ocasionalmente em consumidor compulsivo?

    Como você se sente depois do exagero? O prazer imediato do consumo dá lugar a sentimento de culpa, remorso ou vergonha? Consegue planejar suas compras com antecedência e pequenos excessos não provocam estrago no orçamento? O primeiro passo para solucionar o problema é reconhecer que ele existe.

    Uma compra considerada normal, feita por um consumidor consciente, precisa seguir alguns passos:

    1. Avaliar a real necessidade;
    2. Avaliar as possibilidades financeiras;
    3. Pesquisar preço e condições de pagamento;
    4. Negociar um bom desconto;
    5. Pensar antes de comprar;
    6. Comprar somente o programado.

    CONSUMISTA

    Se o consumo lhe dá prazer e você gasta dentro de limites estabelecidos, não usa dinheiro que não tem para gastos supérfluos, sinal verde, mantenha o controle e seja feliz. Se você é consumista e compra sem pensar nas consequências; se rende aos apelos comerciais que exercem grande influência sobre você; exagera nos gastos com supérfluos e começa a ter dificuldade de pagar 100% da fatura do seu cartão de crédito no vencimento, luz amarela! Repense seus hábitos de consumo para evitar sérios problemas.

    *ONIOMANIA *

    Quando o ato de comprar passa a ser exagerado, incontrolável e irresistível, o sinal vermelho acende! Você pode ser vítima de um transtorno conhecido como oniomania, quando o consumo diante de um apelo, um evento negativo, resulta em prejuízos significativos no funcionamento social, familiar e financeiro.

    Você compra coisas desnecessárias apenas para satisfazer uma vontade incontrolável de comprar? Já escondeu compras da família? Mentiu sobre a quantidade de dinheiro gasto em compras? Gastou para compensar sentimentos negativos como depressão ou tédio? Sente euforia ou ansiedade durante as compras, mas depois sente culpa e fica envergonhado? Tem atração incontrolável por cartões de crédito?

    Se você se identifica com algumas das características desse transtorno, procure ajuda. O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, por exemplo, oferece o Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti). Pesquise os grupos de apoio existentes na sua cidade e dê o primeiro passo para transformar sua vida.

    marcia dessen

    É planejadora financeira pessoal, diretora do Planejar e autora do livro 'Finanças Pessoais: o que Fazer com Meu Dinheiro'. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024