• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 10:35:10 -03
    Marcia Dessen

    Onde investir

    21/09/2015 02h00

    Juros altos. Péssimo para quem tem dívida ou precisa de empréstimo. Ótimo para quem tem dinheiro para investir. Vamos juntos ao portal do Tesouro Direto para dar uma olhada nos títulos à venda e saber que rentabilidade bruta ganharemos sobre o dinheiro aplicado.

    Tesouro Selic

    Preocupado com a crise? Acha que a situação política e econômica ainda está longe de ser resolvida? Se você tem dinheiro por prazo indeterminado e gostaria de resgatar parte ou todo o capital a qualquer momento, sem se preocupar com oscilação de preço, escolha o título Tesouro Selic e ganhe 100% da taxa Selic média, apurada entre a data da compra e a data de venda ou resgate.

    Tesouro IPCA+

    Preocupado com a inflação? Não quer que seu dinheiro perca a batalha contra a inflação e procura uma forma de proteger o seu dinheiro? Quer ganhar taxa de juros real, acima da inflação, para garantir crescimento do capital?

    Se você tem dinheiro de longo prazo, pode esperar a data de vencimento do título, sabe que o preço do título vai oscilar ao longo do tempo e não se importa porque só pretende resgatar no vencimento, e deseja travar a taxa de juro real que receberá, escolha o Tesouro IPCA+.

    São dois tipos de títulos, um paga rendimentos no vencimento e outro paga os juros semestralmente e IPCA no vencimento. Escolha um dos três vencimentos disponíveis de acordo com o seu horizonte de tempo.

    Prefixado

    Você quer saber quanto vai ganhar, em números absolutos. Pode esperar a data do vencimento e não pretende resgatar antes, promete que vai ignorar a flutuação do preço do título antes do vencimento porque o que interessa mesmo é receber o valor combinado, escolha o Tesouro Prefixado.

    Sem dinheiro novo

    Você tem investimentos em fundos, LCI, LCA, CDB, VGBL, a maioria em taxa pós-fixada, e gostaria de diversificar um pouco. Ficou particularmente atraído pela chance de ganhar juro real acima de 7% ao ano. A saída é resgatar parte dos recursos e comprar o Tesouro IPCA+.

    Custos

    Os custos são relativamente baixos quando comparados a outros produtos de investimento. A corretora que intermediará suas operações cobrará entre 0% e 0,5% ao ano; consulte a lista de instituições credenciadas e as taxas de cada uma. Taxa de custódia de 0,30% ao ano será paga à BM&FBovespa.

    Impostos

    O Imposto de Renda é cobrado no resgate ou na data do recebimento de rendimentos; a alíquota varia de acordo com o prazo da operação, de 22,5% (até 180 dias) a 15% (a partir de 721 dias).

    Saiba mais

    Explore o site www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto. Pode parecer complicado, mas não é. Vencida a etapa de abrir uma conta em uma corretora, você pode fazer tudo pela internet, ou contar com a ajuda da corretora. Bons negócios!

    marcia dessen

    É planejadora financeira pessoal, diretora do Planejar e autora do livro 'Finanças Pessoais: o que Fazer com Meu Dinheiro'. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024