• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 11:09:02 -03
    Marcia Dessen

    Ano novo, vida nova!

    04/01/2016 02h00

    Investir na carreira para ganhar mais dinheiro, controlar despesas, evitar desperdícios, pagar as contas e separar algum dinheiro para o lazer, pensar no futuro porque ainda vamos viver muito, escolher o melhor investimento, será que eu preciso mesmo desse empréstimo? Ufa! São muitas as decisões econômicas e financeiras que tomaremos ao longo da vida.

    Como garantir que podemos ser bem-sucedidos nesse desafio se ninguém nos ensinou como fazer? Educarmo-nos financeiramente e promover pequenas (e grandes) mudanças de hábitos podem trazer excelentes resultados.

    Segue lista de ações para inspirar suas metas para o ano que se inicia. Selecione no máximo cinco, aquelas com as quais você mais se identificou, e trate de colocá-las em ação.

    PLANEJAMENTO FINANCEIRO

    Controle suas despesas, do seu jeito, como for possível fazer. Mas faça, e faça direito, colocando no papel ou em planilha eletrônica todos os gastos. Não é possível gerenciar o que não se controla.

    Não gaste mais do que ganha. Estabeleça prioridades e limites de gastos para cada uma delas.

    Tenha uma reserva financeira para enfrentar situações inesperadas, como desemprego e doenças, suficiente para bancar de 3 a 6 meses do orçamento familiar.

    Pague a si mesmo em primeiro lugar. Antes de pagar as contas, separe e invista ao menos 10% do salário para realizar seus sonhos, seus projetos de vida.

    Calcule quanto você gasta, com o quê. Seu carro, por exemplo, leva quanto da sua renda, 20%, 40%? Quantos dias você trabalha por mês só para bancar o carro? Não se engane e lembre-se de somar as despesas anuais (seguro, IPVA, manutenção etc.) às despesas mensais.

    Envolva a família no planejamento para que todos se comprometam. Unidos e indo na mesma direção, será mais fácil atingir as metas.

    CRÉDITO

    O limite do cheque especial não está disponível para saque, como muitos bancos informam. Aprenda a viver sem ele.

    Tenha um único cartão de crédito e pague 100% da fatura no dia do vencimento. Deve ser usado como conveniência, e não como linha de crédito.

    Você define o valor do seu crédito rotativo (cartão de crédito e cheque especial). Ligue para a administradora do cartão ou banco e solicite redução do limite; aquele que você consegue pagar.

    Cuidado com as compras parceladas no cartão. Compras antigas se acumularão com as novas e fica fácil perder o controle. Uma inocente compra parcelada sem juros pode virar uma bola de neve assustadora.

    Planeje muito antes de contrair um empréstimo. Vai fazer o que com o dinheiro? Vai pagar como? O que você vai cortar do seu orçamento atual para encaixar essa nova despesa?

    Dívidas vencidas devem ser negociadas com os credores. A instituição financeira não ganha quando empresta; ganha quando você paga. Ela precisa ajudar você a pagar.

    INVESTIMENTOS

    Coloque o seu dinheiro para trabalhar para você. Invista sempre, com disciplina. Você vai se surpreender com os benefícios que esse hábito proporciona.

    Não aplique dinheiro em nenhum produto que você não seja capaz de explicar para sua mãe ou filho de 18 anos. Se não entendeu do que se trata, não compre.

    Não existe investimento sem risco. Se a rentabilidade é alta, o risco também é. Escolher o investimento com base em rentabilidade passada é fria. Quem garante que o passado vai se repetir?

    No Tesouro Direto você pode investir em títulos públicos, ganha 100% da taxa Selic, com custo baixo, cerca de 0,70% ao ano. Não pague mais nem se contente com rendimento menor.

    Não confunda título de capitalização com poupança programada. É uma forma punitiva de guardar dinheiro (somente guardar), com chance de ser sorteado, nada além disso.

    Muito cuidado com empresas e agentes comerciais que oferecem produtos sem ao menos explorar seus objetivos, suas restrições, seus interesses. Seja mais seletivo e exigente na escolha de parceiros.

    Feliz Ano Novo!

    marcia dessen

    É planejadora financeira pessoal, diretora do Planejar e autora do livro 'Finanças Pessoais: o que Fazer com Meu Dinheiro'. Escreve às segundas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024