• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 01:19:23 -03
    Marcia Dessen

    Diversão e arte, de graça

    08/02/2016 02h00

    A alegria dos blocos de Carnaval é contagiante. Muita gente descontraída, vestindo roupas coloridas, cantando e dançando músicas novas e antigas, invade as ruas da cidade para celebrar uma tradição brasileira. Um belo exemplo de como é possível se divertir muito, sem gastar dinheiro.

    Como o Carnaval não dura o ano inteiro, precisamos deixar a preguiça de lado e usar a criatividade para se divertir, gastando pouco ou nada. São muitas as atividades que se pode aproveitar em casa, ao ar livre ou em espaços culturais.

    EM CASA

    Convide os amigos para uma experiência gourmet, ouvir música, um jogo de tabuleiro, assistir a um filme ou ao futebol. Todos contribuem trazendo uma comidinha e uma bebida. Na saída, combinem onde e quando será o próximo encontro. Bom e barato!

    AO AR LIVRE

    Uma caminhada em parques públicos, um piquenique no parque ou no campo, andar de bicicleta, jogar bola, momentos de descontração e relaxamento que proporcionam interação e bate-papo em família ou entre amigos.

    A minha cidade, São Paulo, oferece muitas opções; compartilho algumas delas com vocês. Seja curioso, descubra sua cidade e como você pode se divertir e desfrutar do que ela oferece.

    Parque do Ibirapuera: além de museus e auditórios, quadras de esportes, equipamentos de academia, parque infantil, lagos, pista de corrida e bicicletas, além de muito espaço verde para relaxar.

    Parque Villa-Lobos: possui trilhas para conhecer os principais bosques, a flora e aves de diversas espécies, o Orquidário Ruth Cardoso e Ouvillas, espaço que oferece taludes, bancos e espreguiçadeiras para relaxar ao som das obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

    Parque Trianon: um inesperado oásis em plena avenida Paulista! Formado por uma densa flora da mata atlântica, o parque convida para uma caminhada, ler um livro ou aproveitar a programação musical que oferece.

    CULTURA

    Outra excelente opção é aproveitar a programação de centros culturais. Neles, sempre acontecem exposições, palestras, filmes, shows e concertos, muitas vezes gratuitos.

    Sala São Paulo: um impressionante trabalho de arquitetura trans-
    formou uma estação ferroviária,
    em operação, em uma fantástica sala de concertos. Agora imagine a oportunidade de ouvir a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), na Sala São Paulo, de gra-
    ça. A casa oferece concertos matinais, da Osesp e outras orquestras parceiras, aos domingos. Consulte a programação.

    Pinacoteca: lindo, imperdível, o museu de artes visuais recebe exposições nacionais e internacionais a preços acessíveis. Visite o museu aos sábados, é de graça!

    Masp: o Museu de Arte de São Paulo é um espaço amplo e livre, com expografia suspensa transparente, que permite ao público um convívio mais próximo com o acervo. Entrada gratuita às terças-feiras!

    Museu do Futebol: sabia que os craques Pelé e Garrincha nunca perderam uma partida jogando juntos? Dentro de um túnel fechado você vai experimentar a sensação do "Rito de Passagem, a Copa de 50". Quer bater um pênalti e saber qual a velocidade de seu chute? Visite o Museu do Futebol. Aos sábados, a entrada é gratuita!

    Casa das Rosas: o local mistura exposições e atividades de artes plásticas, música, saraus, teatro e dança, além de cursos de poesia e literatura. A visita é grátis!

    Centro Cultural Banco do Brasil: além de palestras e debates, tem exposições, sessões de cinema, apresentações musicais, de dança e teatro com entrada franca ou a preços simbólicos.

    Centro Cultural São Paulo: também conhecido como Centro Cultural Vergueiro, o espaço é repleto de programação cultural de vários tipos como peças, shows e filmes.

    Itaú Cultural: o instituto oferece programação diversificada e gratuita, como exposições, peças, palestras, cursos e shows, em São Paulo e outras cidades.

    Com muita folia ou descansando, aproveite o Carnaval!

    marcia dessen

    É planejadora financeira pessoal, diretora do Planejar e autora do livro 'Finanças Pessoais: o que Fazer com Meu Dinheiro'. Escreve às segundas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024