• Colunistas

    Friday, 29-Mar-2024 10:58:33 -03
    Márcio Rachkorsky - Marcio Rachkorsky

    Retrofit e valorização imobiliária

    12/04/2015 01h30

    O termo em inglês significa reforma, mas o conceito atual do retrofit é "colocar o antigo em boa forma", de modo a adaptar, modernizar e embelezar um edifício antigo, preservando sua memória e história.

    Nos grandes centros urbanos como São Paulo, a escassez de terrenos para a construção de novos empreendimentos impulsiona o crescimento do retrofit, aliado à vontade de morar e trabalhar em regiões centrais e bem aparelhadas.

    O retrofit é comum e antigo na Europa, sobretudo em razão da rígida legislação para preservação de patrimônio arquitetônico. Estudos apontam que o retrofit bem planejado e executado pode representar uma valorização imobiliária de até 50% em relação ao preço atual, sem falar no ganho estético, funcional, tecnológico e de sustentabilidade.

    De tão bom negócio, já existem empreendedores e incorporadoras que compram edifícios inteiros, em localização privilegiada, executam o retrofit integral e vendem as unidades, tal qual um condomínio novo.

    É incrível o orgulho e a satisfação dos proprietários de apartamentos em edifícios retrofitados, não só pela valorização, mas especialmente pela possibilidade de morar no bairro de sua preferência, num imóvel com história, alma e identidade.

    O primeiro passo para o retrofit é debater a ideia em assembleia geral, que autorizará o início dos estudos.

    Em seguida, o condomínio precisa contratar arquiteto e engenheiro para a elaboração dos projetos, consultas na prefeitura, corpo de bombeiros e demais órgãos.

    Depois, o projeto precisa ser aprovado em assembleia (assim como pela prefeitura). Após a execução, dependendo das alterações, é necessário modificar a documentação imobiliária no registro de imóveis, inclusive convenção de condomínio.

    Mas a maior dificuldade para fazer o retrofit é a necessidade de aprovação por unanimidade dos condomínios. Basta que um único proprietário não aprove a reforma, para frustrar os planos dos demais vizinhos.

    A unanimidade exigida por lei não é dos presentes na assembleia, mas sim da totalidade dos proprietários. Assim, o primeiro e maior desafio é o trabalho de convencimento dos condôminos desanimados.

    márcio rachkorsky

    É advogado, especialista em condomínios. Presidente da Associação dos Síndicos de SP e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP. Escreve aos domingos,
    a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024