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    Márcio Rachkorsky

    'Haters' nos condomínios

    26/04/2015 01h30

    'Haters' é uma expressão nova em nosso vocabulário e significa "os que odeiam", "odiadores" ou simplesmente uma pessoa que não está feliz com o êxito, a conquista ou a felicidade de outra pessoa e prefere atacar e criticar, expondo, maldizendo e fazendo o mau.

    O ambiente dos "haters" é quase sempre virtual, pois atuam nas redes sociais, com inveja e covardia.

    Nos condomínios, os "haters" atacam síndicos, conselheiros, moradores e funcionários. A ação quebra a harmonia, gera discórdia e afeta até a imagem do prédio (e a valorização das unidades), já que ninguém quer morar ou investir num lugar sabidamente tenso. Há casos de moradores que resolvem mudar de endereço de tão nefasto e aniquilador os ataques e as intrigas.

    A comunicação efetiva da administração com os moradores é a forma mais eficiente de combater os "haters". Ela evita boatos e mantém os moradores cientes sobre obras, contas, problemas e ocorrências.

    A criação de um canal oficial para críticas, ideias e sugestões, com respostas rápidas, técnicas e impessoais, também funciona.

    Não raramente, no entanto, os "haters" cometem crimes de calúnia, injúria, difamação, ódio racial e homofobia, atingindo em cheio a honra e a moral de um vizinho.

    Nesses casos, o caminho é colher as provas materiais e testemunhais e adotar as medidas judiciais cabíveis –não só na esfera civil, mas, sobretudo, na criminal.

    Os "haters" podem sofrer ainda sanções administrativas, com advertências, notificações e multas. Nos casos mais graves, eles podem ser rotulados como moradores antissociais, sujeitos a multas de dez vezes o valor da quota condominial.

    O papel do síndico é fundamental para manter a ordem, agindo como um pacificador social. Acompanhei o trabalho de um condomínio que contratou os serviços de uma psicóloga para analisar e atuar junto aos moradores mais exaltados.

    A iniciativa resultou em uma palestra aos moradores sobre respeito, críticas construtivas e amizade. Ao síndico e à sua equipe, ficou a lição para que deem mais importância às críticas e aos anseios dos moradores. Todos saíram ganhando nessa, prevenindo e evitando litígio.

    márcio rachkorsky

    É advogado, especialista em condomínios. Presidente da Associação dos Síndicos de SP e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP. Escreve aos domingos,
    a cada duas semanas.

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