• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 06:57:13 -03
    Marco Aurélio Canônico

    Money in Rio

    17/09/2015 02h00

    RIO DE JANEIRO - É triste notar como o Rock in Rio, cuja sexta edição começa nesta sexta (18), foi perdendo relevância cultural à medida que aumentava seu sucesso comercial.

    O primeiro festival, em 1985, foi um empreendimento arriscado em termos financeiros, mas de impacto artístico, trazendo bandas estrangeiras inéditas por aqui.

    As edições seguintes, em 1991 e 2001, mantiveram certa importância cultural ao escalar uma mistura de artistas consagrados e novos. Paralelamente, o negócio começou a se tornar lucrativo.

    Há alguns anos, no entanto, Roberto Medina, criador do festival, percebeu que poderia ganhar muito dinheiro vendendo um conceito de evento no qual a parte cultural fica em segundo plano.

    "O negócio é a festa, o encontro das pessoas, elas vão ao Rock in Rio pela experiência. Já vendi 100 mil ingressos sem anunciar banda", disse o empresário em 2012.

    Desde então, o festival esgota os ingressos antes mesmo de listar suas atrações –detalhe irrelevante para um público que quer mais é postar fotos mostrando que esteve lá.

    Como consequência, a edição deste ano é a pior em escalação, com um apanhado de artistas antiquados e que, em sua maioria, já se apresentaram antes no próprio evento.

    Ainda pior é notar que, apesar de seu faturamento milionário com ingressos e patrocínios, as edições de 2011 e 2013 usaram dinheiro público –legalmente, via Lei Rouanet– e a atual só não o fez porque houve uma irregularidade, noticiada pela Folha: os ingressos estavam sendo vendidos a preços superiores ao que havia sido combinado.

    É lamentável que Medina tenha abdicado de promover a música usando a força de sua marca. Que pelo menos pare de usar dinheiro público para aumentar seus lucros sem entregar nada culturalmente relevante em troca.

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024